Encontrada – Polícia divulga imagens do momento em que Ágata é encontrada em MG

A menina Ágata Sofia Saraiva dentro de viatura ao lado da delegada da Polícia Civil de Minas Gerais Fabíola Oliveira — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Paraná divulgou imagens do local onde a menina Ágata Sofia Saraiva, de três anos, era escondida pelos sequestradores em Governador Valadares (MG). A criança foi encontrada na noite de ontem (30). No vídeo ela aparece no colo da delegada FAbiola Oliveira e o homem pergunta “tudo bem aí?”, momento em que Agatha e a delegada que vêm algum coisa no celular, olham para ele e sorriem. “Tá tudo bem”, diz a delegada, no que a menina repete a frase.

O delegado do Grupo de Diligências Especiais (GDE), Diego Ribeiro Martins, explicou que o casal foi identificado e as equipes de investigação entraram em contato com apoio do Grupo Antissequestro de Minas Gerais.

“A menina Ágata inclusive passou por exames de lesões corporais na manhã de hoje e foi identificado que ela passa bem, ela estava bem, ela está íntegra, não passou por nenhum tipo de situação de risco com o casal”, afirmou o delegado.

O casal que raptou Ágata está preso e à disposição da Justiça: a mãe biológica da menina, Emily Santos Saraiva, 18 anos, e o namorado dela, Maicon Henrique Paco, 30 anos. Além disso, foi preso Juliva Pereira de Souza, de 42 anos, que tem grau de parentesco com Emily e que os acolheu.

“A Ágata foi resgatada com saúde e foi dado o cumprimento aos mandados de prisão ao casal tanto da mãe biológica, quanto do namorado. A pessoa a qual abrigava eles na cidade de Governador Valadares foi conduzida até a Delegacia e irá responder por favorecimento pessoal por ter ajudado o casal a se esconder em sua residência”, explicou.

Os dois eram procurados pela justiça e estavam foragidos. A vinda deles a Cascavel deve ser analisada e decidida pelo Poder Judiciária. Diego afirma que existe um processo penal em curso, que os trâmites legais vão seguir para ouvir todas as partes, emitir um relatório ao Poder Judiciário para indiciamento do casal.

Com relação à trajetória de Cascavel a Governador Valadares, Minas Gerais, as informações serão mantidas em sigilo para não atrapalhar o curso das investigações que estão em andamento.

“Foi tudo feito de forma tranquila, a criança foi recuperada com tranquilidade, a criança está bem, em um ambiente saudável hoje. A mãe também entendeu que a sua atitude desesperada, uma atitude que fere a legalidade”, explicou

Com relação às versões do fato, o delegado Diego explica que Emily Santos Saraiva ainda será ouvida oficialmente e na sequência a versão será formalizada no processo.

Segundo o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi, Ágata será trazida de Minas Gerais a Cascavel pelo transporte aéreo e será levada ao novo lar pela equipe técnica, evitando novos contratempos.

O secretário explica que ela não retornará àquela família que já estava, por questões de segurança. Ele reforça que o encontro entre ela e a mãe acolhedora Marta será realizado quando possível devido ao vínculo criado no período de convivência.

Com relação a possibilidade da guarda da menina Ágata a mãe biológica, o secretário explica que a questão é técnica, complexa e delicada e que após o crime dificulta o processo de avaliação técnica que vinha acontecendo desde o nascimento da menina.

Com relação a logística do Família Acolhedora, o secretário explica que essa situação faz pensar estratégias novas com relação às visitas monitoradas que hoje ocorrem em ambientes neutros.

A princípio o casal acusado responderá por sequestro. As investigações seguem para identificar a participação de outras pessoas.

Maicon Henrique Paco, de 30 anos, durante abordagem policial ao lado de suspeito que estava em frente ao imóvel — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Fonte: Catve.com

TAGS