Tecnologia – Bard, o “ChatGPT do Google”, chega ao Brasil e à União Europeia

Avishek Das/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A partir desta quinta-feira (13/7), o Google finalmente disponibiliza para o Brasil e outros 27 países o Bard, chatbot de inteligência artificial lançado pelo gigante de tecnologia para rivalizar com o ChatGPT, da OpenAI.

O Bard já estava disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido. Além do Brasil, o chatbot faz sua estreia em 27 países da União Europeia e funcionará em 40 idiomas.

O idioma espanhol do Bard também passa a ser adotado em outros países da América Latina, que já tinham acesso ao chatbot desde maio, mas apenas na versão em inglês.

“Essa é a maior atualização do Bard até hoje”, afirmou o vice-presidente global de engenharia para busca do Google, Bruno Pôssas, em entrevista coletiva.

O Bard chegou aos EUA e ao Reino Unido em março deste ano. Dois meses depois, o Google anunciou que pretendia expandir o serviço para 180 países. Eram 144 os que tinham acesso à ferramenta até quarta-feira (12/7), em três idiomas: inglês, japonês e coreano.

Em maio, o Bard registrou 142,6 milhões de acessos, quase três vezes mais do que em abril. O ChatGPT, por sua vez, teve 1,8 bilhão de visitantes, de acordo com dados da empresa de medição de audiência on-line Similarweb.

Em junho, o ChatGPT teve uma redução de 9,7% no número de acessos em relação ao mês anterior. Foi a primeira queda mensal desde sua estreia, em novembro do ano passado.

Novidades do Bard

Google anunciou novos recursos do Bard para o lançamento no Brasil e na União Europeia. O primeiro é a possibilidade de fixar conversas na barra lateral esquerda, o que permite um acesso rápido a conversas mais importantes.

Outro recurso é o “text-to-speech”, que permite que o chatbot “leia em voz alta” as respostas do usuário. Além disso, há outra novidade: um botão que permite o compartilhamento nas redes sociais das respostas produzidas pela máquina.

Por fim, o Bard tem condições de analisar uma foto e dar uma resposta. Será possível, por exemplo, carregar uma foto de um cachorro e receber informações do chatbot sobre a raça do animal. Também será possível legendar imagens na ferramenta.

Além de tudo isso, o Bard traz diferentes opções de textos para o usuário, com uma versão mais formal ou mais simplificada sobre o mesmo assunto.

A integração com a ferramenta de buscas do Google, usada por mais de 90% dos usuários de internet, é um dos trunfos do Bard.

“O Bard ainda é um experimento. Algumas respostas ainda não são boas e não estarão factualmente corretas”, disse Pôssas.

O Google não informou o período de atualização do Bard. O ChatGPT gratuito carrega informações até 2021.

Fonte: Fábio Matos / Metrópoles

TAGS