Política – Elton Welter assume como Deputado Federal e anuncia compromisso com a sociedade

Elton Welter

O deputado Elton Welter (PR) passou a integrar nesta terça-feira (14) a Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara. O parlamentar assumiu a cadeira deixada pelo deputado Enio Verri (PT-PR) que renunciou ao mandato para presidir a Itaipu Binacional. Em sua estreia na tribuna da Câmara, Welter assumiu o compromisso de lutar “incansavelmente para a garantia dos direitos constitucionais de todas as pessoas que mais precisam da atenção do Estado”.

O parlamentar disse ainda, que votará leis que contemplem programas e projetos que coloquem o povo no Orçamento. Segundo ele, a população brasileira está clamando para ter políticas de inclusão social, de distribuição de renda.

“Nesses poucos dias de Governo do presidente Lula houve o anúncio novamente da ampliação do Compra Direta, da correção [dos valores] do PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar] e de tantas outras ações que já foram feitas. O povo brasileiro foi colocado novamente no Orçamento”, comemorou Welter.

Inclusão
Elton Welter se comprometeu em trabalhar para as causas da inclusão de negros, de índios, das pessoas que mais precisam da ação do Estado. “Vamos articular em conjunto com homens e mulheres de bem que defendem o interesse da maioria que mais precisa”, sustentou.

“Caros colegas de bancada e demais deputados que se somam para ajudar este Governo a proporcionar, com a independência deste Poder, obviamente, políticas públicas, que possamos firmar uma política com “p” maiúsculo, para que o povo brasileiro seja contemplado nas suas vontades, no desejo de ter melhor qualidade de vida”, finalizou.

Biografia
Elton Welter nasceu na comunidade rural de Linha Floriano, em Toledo, Oeste do Paraná. Filho de pequenos agricultores, trabalhou na roça e estudou em escola pública, da escolinha rural multisseriada até a universidade. Na juventude, escolheu cursar filosofia pela influência de amigos seminaristas e na universidade teve o seu primeiro contato com o Partido dos Trabalhadores. Filiou-se ao PT no início dos anos 1990 atraído pelas lutas dos movimentos populares em favor dos mais humildes.

Foi assessor parlamentar do 1º vereador do PT em Toledo e elegeu-se vereador em 1996. Reeleito em 2000, com atuação destacada na fiscalização dos gastos do poder executivo, o povo de Toledo e do Oeste do Paraná o promoveu a deputado estadual no ano em que Lula foi eleito presidente para seu 1º mandato (2002).

Sempre pelo PT e com Lula, ao longo de seus 3 mandatos na Assembleia Legislativa do Paraná, Elton Welter lutou pela agricultura sustentável, combate à fome, fortalecimento da educação pública e infraestrutura regional.

Em 2019, afastado dos mandatos, concluiu o Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UNIOESTE e em 2020 foi eleito vereador de Toledo. Em 2022, foi candidato a deputado federal obtendo 21.118 votos, ficando na 1ª suplência da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Agora assume o mandato como deputado titular após a renúncia de Enio Verri (PT-PR), que assumiu a Diretoria-Geral de Itaipu Binacional.

Benildes Rodrigues

Fonte: Radar B.O

(Leia a matéria original clicando AQUI.)

TAGS