Animais – Homem é preso pela polícia por transportar 27 cavalos para a produção de mortadela no Paraguai

Imagem: Divulgação/PCMS

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante na manhã do último domingo (18) em Aral Moreira (MS) por transportar cavalos que seriam abatidos ilegalmente para consumo humano no Paraguai. O suspeito foi detido enquanto conduzia 27 cavalos, sendo 13 fêmeas e 14 machos, em uma fiscalização realizada na rodovia MS-386, em frente à Escola Municipal Maria de Lourdes Fragelli, por volta das 4h30.

A carne desses animais seria destinada à produção de mortadela e outros embutidos de origem animal, de acordo com informações da polícia. Os equinos teriam como destino um assentamento. O homem informou aos agentes que os cavalos vinham de fazendas e eram chamados de pangarés, sendo encaminhados por um receptador para o consumo humano no Paraguai.

O indivíduo detido alegou que realizava, em média, quatro viagens dessa natureza por mês. Os médicos veterinários da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) constataram que os animais estavam extremamente debilitados e apresentavam diversas lesões. Eles estavam sendo transportados em uma gaiola metálica sem o piso emborrachado, o que contraria as boas práticas recomendadas pelo Ministério da Agricultura, configurando indícios de maus-tratos.

Cada cavalo foi adquirido por R$ 300 no município de Potirendaba (SP). A ocorrência foi apresentada na 1ª Delegacia de Ponta Porã, e a autoridade policial optou pelo auto de prisão em flagrante. A Polícia Civil ressaltou a importância da repressão a alimentos descaminhados e contrabandeados sem registro no Ministério de Agricultura e Pecuária, alertando para os sérios riscos à população associados à produção de alimentos com carne de animais doentes.

Fonte: O Bem Dito / UOL

TAGS