Futsal – Brasil vence Argentina e é heptacampeão da Copa América de Futsal Feminino

Amandinha, de costas, marcou o segundo gol do Brasil na vitória contra a Argentina e conquista do heptacampeonato da Copa América de Futsal Feminino — Foto: Divulgação / Conmebol

É campeão! Aliás, heptacampeão! O Brasil derrotou a dona da casa, Argentina, por 2 a 0 na final da Copa América de Futsal Feminino na noite de domingo (1/10), no Microestádio Malvinas Argentinas, em Buenos Aires. A seleção brasileira fez uma campanha impecável, marcando 51 gols na competição e sofrendo apenas um. Com trabalho de equipe irretocável e espaço para as jogadoras brilharem também individualmente, o Brasil garantiu a sétima conquista em oito edições do campeonato. Veja abaixo o vídeo com gols de Débora Vanin e Amandinha e a comemoração pelo título.

– Muito feliz por conquistar mais uma Copa, mais feliz ainda por viver esse jogo incrível. Por todo o crescimento do futsal argentino. A partida de hoje mostra como o futsal feminino é gigante, estou muito feliz por ver essa torcida que veio apoiar essas jogadoras incríveis. Estou feliz por conquistar a Copa e mais ainda por ver essa torcida abraçando as jogadoras argentinas – disse Amandinha: – Essa foi suada.

Campanha do Brasil na Copa América

Primeira fase:
– Brasil 13 x 1 Equador
– Brasil 7 x 0 Venezuela
– Brasil 14 x 0 Bolívia
– Brasil 8 x 0 Paraguai

Semifinal:
– Brasil 7 x 0 Colômbia

Final:
– Brasil 2 x 0 Argentina

O jogo

Foi a partida mais difícil da seleção brasileira na Copa América. Após cinco goleadas, as meninas do Brasil enfrentaram um time mais fechado e que contava com um jogador a mais: a torcida que lotou o estádio e incentivou a Argentina até o fim.

– O futsal precisa disso, foi lindo de ver. Esse ginásio lotado, essa atmosfera aqui na Argentina. É difícil ver uma atmosfera dessas no futsal feminino, foi lindo de ver, mesmo sendo contra – disse a goleira Bianca após o jogo.

O primeiro gol demorou a sair: faltavam 7 minutos e 50 segundos para o fim do primeiro tempo quando a Emilly bateu um escanteio e Débora Vanin cabeceou para baixo. A bola bateu no chão e entrou, coroando a raça que Vanin mostrou desde o início da final. Foi o único gol da etapa inicial.

O segundo tempo já começou em outro ritmo. Em menos de 30 segundos, Emilly passou para a Amandinha, que chutou de primeira para ampliar para 2 a 0. Mas parou por aí. O Brasil se fechou na defesa e apostou no toque de bola para segurar a Argentina, que partiu para o tudo ou nada. Nos últimos minutos, a seleção da casa apostou na goleiro-linha e botou todas as suas jogadoras no ataque. Deu trabalho. Mas brilhou também a estrela de Bianca, com ótimas defesas.

Jogo brigado, vitória suada. O Brasil fez valer a camisa, a habilidade de suas jogadoras e um trabalho de equipe que fechou espaços para as adversárias e encontrou o caminho do gol nas horas certas.

Campeãs da Copa América de Futsal Feminino

  • 2005 – Brasil
  • 2007 – Brasil
  • 2009 – Brasil
  • 2011 – Brasil
  • 2015 – Colômbia
  • 2017 – Brasil
  • 2019 – Brasil
  • 2023 – Brasil
Débora Vanin, abraçada com Jéssika, marcou o primeiro gol do Brasil na final da Copa América de Futsal Feminino 2023 — Foto: Divulgação Conmebol

Fonte: GE

TAGS