Nova Santa Rosa – Criança de 1 ano e 9 meses sofre maus tratos e Polícia Militar é acionada, pais estão presos (veja o vídeo)

A Reportagem teve acesso a mais informações sobre o caso da criança de um ano e nove meses que foi encontrada sozinha, abandonada, nesta terça-feira na casa dos pais com uma camiseta na cabeça. 

O Conselho Tutelar de Nova Santa Rosa estava acompanhando o caso desde janeiro quando recebeu uma denuncia que a criança estava desnutrida. Na época, a Rede de Proteção, formada pelo CRAS, CREAS, Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar iniciaram o acompanhamento da menina que apresentava metade do peso de uma criança normal com a mesma idade. 

Uma vaga em tempo integral em uma creche da cidade foi assegurada pela Prefeitura para que o pai da criança levasse diariamente a filha, já que o homem estava desempregado, apenas a mãe estava trabalhando no município de Palotina e saia de casa ainda pela madrugada para se dirigir ao trabalho. 

O pai não levava a criança todos os dias, o que preocupava os conselheiros, nesse período a criança também teve tratamento disponibilizada através da Secretaria de Saúde, e o pai também não levava a crianças para o acompanhamento médico. 

Na terça-feira (07) a creche comunicou o Conselho Tutelar que a criança novamente não compareceu, os Conselheiros, Olinda, Miriam, Jenifer e Bruno que acompanharam o caso desde o princípio com dedicação, tomaram conhecimento e foram até a residência. Chegando no endereço, puderam constatar por uma abertura da janela, a criança sozinha, deitada em um colchão, com a camiseta na cabeça.

A Polícia Militar, através do Sargento Pruinelli foi acionada e entrou na casa com a ajuda de um parente da família. A criança a princípio aparentava estar bem, mesmo sendo sufocada desde as 04 horas da madrugada até as 11h00 da manhã. O pai foi preso em um bar próximo enquanto bebia, a mãe foi presa no trabalho com o apoio da Polícia Militar de Palotina, os dois ainda se encontram presos na delegacia de Polícia Civil em Marechal C. Rondon, o inquérito deve ter continuidade ainda nesta quarta-feira. 

Em depoimento na delegacia a mãe disse que fez isso para que a criança pudesse dormir melhor. A mãe da criança relatou à polícia, que a família é de outra região do país onde existe o costume é de colocar óculos ou venda nos olhos das crianças para isolar a claridade. Ela explicou ainda à polícia que saiu de madrugada para trabalhar e contava que o pai cuidaria do bebê como de costume. 

O casal com a criança reside a pouco tempo em Nova Santa Rosa. “Segundo relatos do pai o mesmo saiu de casa por volta das 9h, porém por ter discutido com sua esposa, mesmo sabendo que a criança estava no quarto, não foi olhar as condições e necessidades da mesma.”, informou o boletim. 

A criança está em acompanhamento médico em uma cidade da região e deve continuar em tratamento para sua saúde possa ser restabelecida, após ela deve ser encaminhada para um familiar, conforme decisão judicial. 

Vídeo: Reprodução Youtube/Radar B.O Notícias

Fonte: Marini / Radar B.O

(Leia a matéria original clicando AQUI.)

TAGS