Clima – Temporal com Ciclone no RS provoca queda de energia, suspensão de aulas e primeira morte

Reprodução/WhatsApp

A passagem do ciclone extratopical causou diversos estragos no Rio Grande do Sul, incluindo falta de energia, queda de árvores e interdição de estradas. O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), confirmou nesta quinta-feira (13/7) que os temporais causaram ao menos uma morte e deixaram sete pessoas feridas.

De acordo com Gabriel Souza, a morte ocorreu na cidade de Rio Grande (RS). A pessoa foi atingida por uma árvore que caiu. As rajadas de vento chegaram a 140 quilômetros por hora no município.

Porto Alegre amanheceu com cerca de 15 mil clientes sem luz. Além de provocar a queda de árvores, a ventania quebrou vidros de alguns prédio na cidade.

Os fortes ventos do ciclone extratropical destruíram parte da rede elétrica do estado, deixando quase 470 mil moradores sem energia.

Dois municípios haviam decretado situação de emergência até a manhã desta quinta: Vera Cruz (RS) e Sobradinho (RS).

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul decidiu suspender as aulas na rede estadual de ensino. Desde a tarde de quarta-feira, a Defesa Civil alerta para enxurradas e inundações gradativas. O alerta é válido até 17h desta quinta.

Fonte: Metrópoles / Thalys Alcântara

TAGS