Presidente – Lula recebe faixa presidencial das mãos de catadora de recicláveis, moradora do DF

Igo Estrela/Metrópoles

Uma catadora de materiais recicláveis e moradora do Distrito Federal esteve entre as pessoas que passaram a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a cerimônia de posse neste domingo (1º/1). Aline Sousa (foto em destaque), 33 anos, é uma representante da categoria no DF.

Aline é catadora desde os 14 anos e estudou em colégios públicos de Taguatinga Sul. Desde 2015, ela é presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (Centcoope-DF).

Aline conta que recebeu por ligação a notícia sobre a participação da cerimônia de posse. O fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert, fez o convite à catadora. “Eu fiquei em choque. Não acreditei. Na hora, eu falei: ‘É uma honra. Aceito’”, contou.

Até a tarde da posse, Aline não sabia que faria parte de um dos momentos mais emblemáticos da cerimônia. “O convite que recebi foi para, junto de outras lideranças de movimentos sociais, subir a rampa e passar a faixa para o presidente”, relatou.

“Enquanto mulher, cidadã, negra, passar a faixa para nosso presidente dá uma sensação de que a luta valeu a pena. A luta desses últimos anos em defesa da democracia, dos direitos das pessoas. Valeu a pena. O povo era quem deveria, sim, ter passado a faixa”, enfatizou Aline.

Fonte: Metrópoles / Samara Schwingel / Flávia Said

TAGS