Palotina – C.Vale apresenta demandas a ministro da Pesca

Lang com ministro da Pesca, prefeitos e representantes de entidades

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve, no dia 18 de setembro, no abatedouro de peixes da C.Vale em Palotina. Ele foi convidado pela cooperativa para discutir demandas do segmento, como a abertura de novos mercados, principalmente na Europa. O ministro estava acompanhado do diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Jairo Gund, que é natural de Nova Santa Rosa (PR).

Eles foram recebidos pelo presidente da C.Vale, Alfredo Lang, gerente da Divisão Industrial da cooperativa, Reni Girardi, gerente do Departamento de Peixes, Paulo Poggere, e pelo gerente do abatedouro de tilápias, Jair De Sordi. Lang revelou ao ministro que o custo da energia elétrica está limitando a expansão da piscicultura. O dirigente também sugeriu a criação de uma linha de crédito específica para a piscicultura. Lang disse, ainda, que é preciso agilizar os processos de outorga de uso da água e de licenciamentos ambientais para o setor.

O ministro se comprometeu em tratar a questão das linhas de crédito com outros ministérios e com bancos. Ele revelou que a reforma tributária aprovada pelo Congresso vai reduzir o custo da ração para peixes ao conceder ao produto o mesmo tratamento tributário das rações para frangos e suínos. Sobre a abertura de novos mercados, André de Paula afirmou que o tema será tratado com os ministérios da Agricultura e Relações Exteriores. “Vamos vender nosso peixe. Ele vai falar inglês, chinês e japonês”, brincou.

Depois de visitar as instalações do abatedouro da C.Vale, o ministro disse ter ficado impressionado com o nível tecnológico. “Quando a gente visita uma empresa com a C.Vale, a gente percebe como se está avançando e como isso pode se espalhar pelo Brasil como um caso de sucesso”, contou, entusiasmado.

Também participaram do encontro, o superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Paraná, João Geraldo de Barros, os deputados Luiz Nishimori (federal) e Elton Welter (estadual), o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, o diretor de Itaipu, Carlos Carboni, e os prefeitos de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, de Maripá, Rodrigo Schanoski, e o de Nova Aurora, José Aparecido de Paula e Souza.

Lang defendeu linhas de crédito para piscicultura e tratativas para abrir mercado europeu

Lang com ministro da Pesca, prefeitos e representantes de entidades

Ministro André de Paula

Lang defendeu linhas de crédito para piscicultura e tratativas para abrir mercado europeu

Comitiva conferiu instalações onde a C.Vale abate 175 mil tilápias/dia

Comitiva conferiu instalações onde a C.Vale abate 175 mil tilápias/dia

Fonte/Fotos: Imprensa C.Vale – Renan Tadeu Pereira / Assessoria de Imprensa 

TAGS