Brasilia – Destruição total na Esplanada na tarde de ontem por bolsonaristas terroristas (veja fotos)

Footo: Pedro Iff/Especial Metrópoles

O rastro de destruição deixado após os atos terroristas nos prédios-sede dos Três Poderes, na tarde desse domingo (8/1), está por toda a parte mais de 12 horas após o início das depredações.

Metrópoles esteve na Esplanada dos Ministérios, no início desta segunda-feira (9/1), e constatou os vestígios deixados pelos apoiadores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

No Congresso Nacional, o cenário é de vidros quebrados, pichações em pilastra de toda a edificação, móveis destruídos e diversos pedaços de pau deixados pelos participantes dos atos antidemocráticos que invadiram também o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda há muita sujeira e objetos deixados pelos criminosos por toda extensão da via. Pelo gramado central, há lixos como sacos plásticos, caixas de papelão, embalagens, latas e garrafas de água e de cerveja. Por volta das 7h30, funcionários do Serviço de alimpeza Urbana (SLU), iniciaram a limpeza na Esplanada.

Intervenção

Após a invasão às sedes dos Três Poderes, Lula determinou a intervenção federal na área de Segurança Pública do DF.

Ricardo Garcia Capelli, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, comandará a operação de intervenção. A medida valerá, inicialmente, até o dia 31 de janeiro.

O decreto assinado por Lula permite que as Forças Armadas atuem na capital federal para a retomada da ordem pública.

Ataques terroristas

Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, na tarde de domingo, em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas (veja fotos do interior do Palácio do Planalto depredado). Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.

O último alvo dos manifestantes extremistas foi o STF. O prédio do órgão do Judiciário foi invadido por volta das 15h45.

Fonte: Metrópoles / Fotos: Pedro Iff/Especial Metrópoles

TAGS