Pelé – Lula vai a velório do Rei Pelé na Vila Belmiro, em Santos

Foto: Divulgação Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a Santos, na manhã desta terça-feira (3/2), para participar do velório de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O corpo do Rei do Futebol será sepultado por volta do meio-dia, em um mausoléu no Memorial Necrópole Ecumênica, após um cortejo pelas ruas da cidade, no litoral paulista.

Lula desembarcou no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por volta das 8h20, acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Em seguida, ele pegou um helicópetero e pousou meia hora depois no estádio da Portuguesa Santista, que fica a poucos metros da Vila Belmiro, onde o corpo de Pelé está sendo velado.

Lula e Janja chegam à Vila Belmiro para acompanhar velório de Pelé

O presidente entrou no gramado da Vila por volta das 9h e, logo em seguida, teve início uma cerimônia religiosa para Pelé, que morreu na última quinta-feira (29/12), aos 82 anos, em decorrência de um câncer no cólon. O ex-jogador deixa seis filhos, a esposa, Marcia Aoki, e sua mãe Celeste, de 100 anos.

Na entrada do estádio, Lula foi aplaudido por apoiadores e teve o nome gritado. Ele fez alguns acenos aos simpatizantes, mas evitou sorrisos. O presidente ficou cerca de 20 minutos no local. Cumprimentou a mulher e os filhos de Pelé antes de deixar a Vila, logo após o término da cerimônia religiosa.

O velório de Pelé termina às 10h desta terça-feira, após 24 horas exposto para a última despedida do público, no centro do gramado da Vila Belmiro, onde o ex-jogador brilhou com a camisa 10 do Santos Futebol Clube. Pelo menos 150 mil pessoas, entre familiares, amigos, admiradores e autoridades, já passaram pelo estádio para dar o último adeus ao Rei.

Sob um calor de 29º C, o público enfrentou duas horas de uma filha que chegava a 1,5 km de extensão para ver de perto o ex-jogador pela última vez, na segunda-feira (2/1). Pessoas viajaram de outros estados do país e até dormiram na porta do estádio para participaram do velório do craque brasileiro.

Última homenagem

O corpo de Pelé saiu da Vila Belmiro por volta das 10h desta terça-feira para um cortejo em carro aberto pelas ruas de Santos, para que fãs e admiradores prestem uma última homenagem ao rei. A estimativa do clube é de que o trajeto até o Memorial onde o ex-jogador será sepultado dure cerca de uma hora. O sepultamento está previsto para ocorrer ao meio-dia.

Pelé será enterrado em um mausoléu construído no primeiro andar do Memorial Necrópole Ecumênica. A ideia inicial era de que ele ficasse em um jazigo no nono andar do cemitério, lugar que ele próprio havia escolhido em vida, por dar visão ao estádio dà Vila Belmiro.

A proposta de sepultar o rei no nono andar seria para que ele ficasse próximo de seu pai, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, que morreu em 1996. Mas, diante do interesse público que o local do túmulo deve despertar, a família de Pelé concordou como sepultamento no mausoléu especial. O corpo de Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, irmão de Pelé, também está neste cemitério.

Pelé havia adquirido um espaço no cemitério vertical de Santos, que segundo sua administração tem registro no Guinness Book como o mais alto do mundo, há 19 anos.

Como será o cortejo

Do estádio, o corpo será levado em cortejo até o Canal 6, que fica na Avenida Joaquim Montenegro, com o trajeto feito na ida pelo Canal 2 e praia e retorno pela praia até o Canal 1, por onde o caixão em carro aberto dos Bombeiros chegará ao cemitério para o sepultamento.

O trajeto deve passar em frente à casa onde ainda vive a mãe de Pelé, Dona Celeste, que completou 100 anos de idade em novembro do ano passado.

Segundo a PM, o patrulhamento nos locais em que o cortejo vai passar será intensificado em razão do alto volume de veículos, para que não ocorram casos de furtos e roubos de motoristas.

Fonte: Metrópoles / Fabio Leite / Vinicius Passarelli

TAGS