Home / Brasil / Veja alguns cuidados para combater à Dengue neste verão
Clique e Saiba mais

Veja alguns cuidados para combater à Dengue neste verão

combater a dengue
Vasos que ficam em ambientes internos da casa também precisam ser limpos regularmente / Foto: Reprodução

O verão é a estação do ano que mais concentra casos de dengue no Paraná. As temperaturas mais quentes e chuvas constantes favorecem a eclosão dos ovos do mosquito Aedes aegypti. Os ovos geralmente são depositados em locais secos, próximos à água parada, e podem sobreviver por mais de um ano à espera de um clima propício para se desenvolver.As dicas para evitar a proliferação do mosquito já são conhecidas pelos paranaenses: preencher com terra vasos de plantas, armazenar pneus em locais adequados, virar garrafas com a boca para baixo e eliminar qualquer objeto que possa acumular água.

De acordo a chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores do Centro Estadual de Vigilância Ambiental, Themis Buchmann, todos devem fazer um check-listem casa, quintais e ambientes de trabalho para eliminar recipientes que acumulam água. Entre os criadouros mais comuns estão vasos e pratos de plantas, garrafas pet, copos plásticos, sacolas, latas e outros materiais recicláveis. “Também existem outros vilões que nem sempre estão à vista, como calhas entupidas, ocos de árvores, bromélias e bandejas externas de geladeira”, alerta Themis.

Veja alguns cuidados recomendados:

PLANTAS E JARDINS:
-Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;
-Se não colocou areia e acumulou água no prato, lave-o uma vez por semana;
-Plantas aquáticas devem ter água trocada e o vaso lavado uma vez por semana.

LIXO:
-Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
-Descarte adequadamente todo objeto que possa acumular água, como potes, latas, garrafas;
-Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento;
-Não jogue lixo e demais objetos em terrenos baldios.

COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR CONDICIONADO:
-Na parte de trás de algumas geladeiras existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana com água e sabão. O mesmo deve ser feito com bandejas do ar condicionado.

PISCINAS:
-Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e filtre periodicamente. Mesmo que a piscina não esteja sendo utilizada faça a limpeza da mesma forma.

CAIXA D’ÁGUA, CALHAS E LAJES:
-Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
-Remova folhas e galhos que possam impedir que a água corra pela calha;
-Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

TONÉIS E DEPÓSITOS:
-Mantenha bem tampados tonéis e barris;
-Lave semanalmente os tanques utilizados para armazenar água;
-Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
-Mantenha pneus velhos, sacos e lonas abrigados da chuva para não acumular água.

Programa VigiaSUS

Com o VigiaSUS, o Governo do Paraná destina recursos para todos os municípios do Estado, que podem utilizar para a contratação temporária de agentes de combate a endemias, confecção e reprodução de material educativo, manutenção de veículos e equipamentos utilizados nas ações, locação de aparelhos, pagamento de despesas com combustível e lubrificantes, aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), compra de insumos para diagnóstico, entre outros itens de consumo.

Mas, apesar do esforço contínuo, sem a mobilização social e o comprometimento da população em evitar o surgimento de novos criadouros, o combate à dengue se torna mais difícil. “Estamos com campanhas fortes de conscientização em todo o Paraná, mas sem a adesão da população os casos de dengue podem aumentar. O combate não exige muito: é só verificar com cuidado os ambientes ao redor e fazer a limpeza rotineira”, finaliza Themis.Mosquito da dengue-700

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: Governo do Paraná

Veja Também

Argentina – Maradona morre aos 60 anos na Argentina

Diego Maradona / Foto:  Notícias ao Minuto Brasil