Home / Curiosidades / Suporte para bicicleta gera água enquanto você pedala
Clique e Saiba mais

Suporte para bicicleta gera água enquanto você pedala

timthumb (1)
Apelidado de ‘Fontus’ ideal para que os ciclistas obtenham água durante passeios de longa distância / Foto: Reprodução

Uma das táticas de sobrevivência em lugares escassos de água é tentar obtê-la por meio de uma técnica de estufa rudimentar que evapora e, depois, condensa a umidade do solo.

Não é sempre que estamos em um deserto, mas obter água limpa direto da natureza ainda pode ser importante. Pois bem, o designer industrial Kristof Retezár, da Áustria, inventou um dispositivo que consegue gerar água potável a partir da umidade do ar.

O dispositivo apelidado de ‘Fontus’ pode ser anexado a uma bicicleta, por exemplo, para que os ciclistas obtenham água durante passeios de longa distância.

O princípio do funcionamento do Fontus é similar à tática de sobrevivência no deserto. Utilizando energia solar, o disposito consiste em um condensador (espécie de refrigerador) conectado a a superfícies hidrofóbicos que repelem a água. Assim que o ciclista pega “vento”, o aparelho esfria e condensa a umidade, que escorre pela superfície.

Em boas condições, ‘Fontus’ pode gerar meio litro de água em uma hora de pedalada, desde que a temperatura esteja acima dos 30° e a umidade do ar entre 80 e 90%. A tendência, é que essa capacidade aumente nos próximos anos.22-09-2015- banner -amarelo- naldo - madrid- som-dj-banner-centro-da-materia-775x168

Fonte: Catraca Livre

Veja Também

Argentina – Maradona morre aos 60 anos na Argentina

Diego Maradona / Foto:  Notícias ao Minuto Brasil