Home / Destaque / nutricionista Solaine marques fala sobre os Sucos naturais e a proteção contra o alzheimer
Clique e Saiba mais

nutricionista Solaine marques fala sobre os Sucos naturais e a proteção contra o alzheimer

Solaine Nutricionista-400SUCOS podem ter ação protetora CONTRA O ALZHEIMER?

De acordo com a matéria “Alquimia no Corpo”, publicada na Revista Estilo Natural, os sucos de frutas e de verduras podem evitar os problemas da doença de Alzheimer, baseado em um estudo  publicado na revista“The American Journal of Medicine”.

A doença de Alzheimer é uma doença neurológica, progressiva e incurável, que afeta principalmente os maiores de 65 anos. Seus primeiros sintomas de perda de memória degeneram em demência e podem levar à morte.

Após considerar fatores como tabagismo, educação, atividade física e consumo de calorias, os cientistas descobriram que a ingestão de sucos de vegetais três ou mais vezes por semana resultava em 76% a menos de possibilidades de desenvolver a doença.

Originalmente, os cientistas acreditavam que o alto consumo de antioxidantes (vitaminas C, E e betacaroteno) poderia ter um efeito neutralizador do Alzheimer. No entanto, as últimas investigações clínicas apontam os polifenóis, uma outra classe de antioxidantes presentes nos chás, vinhos, plantas, ervas, verduras e frutas, como os principais agentes benéficos.

Os compostos fenólicos vêm recebendo crescente interesse dos consumidores e fabricantes, pois inúmeros estudos epidemiológicos têm sugerido associações entre o consumo de alimentos e bebidas ricos em polifenóis e a prevenção de certas doenças crônicas como câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, a investigação sobre os efeitos neuroprotetores da dieta rica em polifenóis desenvolveu-se consideravelmente nos últimos 10 anos. Os estudos demonstraram que esses compostos são capazes de proteger as células neuronais.969384_544557248965943_1672815113_n

No entanto, ainda não está esclarecido se estes compostos atingem o cérebro em concentrações suficientes e numa forma biologicamente ativas para exercer estes efeitos benéficos. Por outro lado, tornou-se claro que os mecanismos de ação desses polifenóis excedem sua atividade antioxidante e de atenuação do estresse oxidativo.

O estresse oxidativo é causado quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e sua correspondente neutralização pelos antioxidantes. O excesso de radicais livres tem recebido muita atenção quanto ao envolvimento em diversas doenças, incluindo as neurológicas. Uma vez que os polifenóis são compostos altamente antioxidantes, o consumo de frutas e verduras pode atenuar o estresse oxidativo, prevenindo o aparecimento de diversas patologias, dentre elas, as doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.

No entanto, embora os resultados sejam promissores, é importante que o público em geral não se precipite nem pense que o suco de vegetais é suficiente para evitar a doença. Porém, sendo o Brasil um país tropical muito rico em frutas e com progressivo aumento na expectativa de vida, é muito importante incentivar o consumo de frutas e vegetais pois, além de ser mais saudável do que consumir produtos industrializados, a ingestão de frutas e verduras pode contribuir em longo prazo, no adiamento e início de determinadas doenças que envolvam, possivelmente, a participação dos radicais livres em alguma etapa de seu desencadeamento.

receita-suco-musculos-600

 

Texto elaborado pela Dra. Juliana Geraix, aluna bolsista do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa.

Veja Também

Terra Roxa – Atualização do Boletim Covid-19

Banner: Divulgação