
A frente fria que chegou ao Brasil nesta semana voltou a causar temperaturas inferiores a 0°C na manhã desta quarta-feira (8), chegando a impressionante sensação térmica de -18°C na cidade de Urupema, serra de Santa Catarina, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometereologia (Ciram). As baixas temperaturas foram sentidas em toda a região Sul do País e também no Sudeste, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Na terça-feira (7) já haviam sido registrados índices negativos, com destaque para -2,2°C, também em Santa Catarina, e -0,9°C nas cidades de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, e General Carneiro, no Paraná. Em São Paulo, a tarde foi a mais fria do ano, com o registro de 14,8°C, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). A menor temperatura para qualquer faixa do dia, no entanto, foi o índice de 9,5°C no dia 24 de maio.
Segundo a Climatempo, a semana entre os dias 8 e 16 de junho deve ser a mais fria de todo o ano de 2016. No Sudeste, as temperaturas médias devem ficar abaixo de 10°C em todas as regiões de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no sul e na serra do Rio de Janeiro.
Existe a expectativa de que a manhã do próximo domingo (12) tenha geada na capital paulista. O fenômeno também deve ser sentido no Mato Grosso do Sul. Na próxima semana, o ar polar deve chegar a mais regiões do Brasil, com a expectativa de registro de baixas temperaturas também no Centro-Oeste, em Goiás e Brasília e até em Estados da região Norte, como Acre e Roraima.

Fonte: Último Segundo