Home / Mundo / Responsável por discurso de Melania Trump admite plágio
Clique e Saiba mais

Responsável por discurso de Melania Trump admite plágio

mw-800
Discurso de Melania Trump em convenção do partido republicano rendeu críticas e ofuscou campanha / Foto: Twitter/Reprodução

Uma funcionária da Trump Organization assumiu nesta quarta-feira (20) a responsabilidade por passagens do discurso de Melania Trump que foram plagiadas do discurso de Michelle Obama em 2008, quando seu marido ainda disputava a nomeação do partido Democrata.

Em um comunicado distribuído pela campanha do candidato republicano, Meredith McIver se desculpou pelo ocorrido com o discurso de Melania Trump e acrescentou que também ofereceu sua demissão ao empresário, que a recusou.

Em discurso proferido na segunda-feira (18), Melania evocou passagens que, poucas horas depois, foram encontradas no texto lido pela agora primeira-dama em 2008, o que gerou grande reação negativa.

A retratação marca uma mudança de postura. Nesta terça-feira (19), Paul Manafort, o responsável pela campanha do republicano, acusou a campanha da candidata democrata, Hillary Clinton, de ser ter espalhado acusações de plágio, o que eles negaram.

Em seu comunicado, Meredith afirma que as similaridades entre os dois discursos ocorreram após Melania ler o discurso de Michelle como um exemplo de “pessoas que a inspiraram e mensagens que ela gostaria de dar ao povo norte-americano”. Meredith teria copiado as passagens em seu caderno de anotações e “depois incluído algumas das frases no rascunho que acabou se tornando o discurso final” da esposa de Trump.

“Este erro foi meu e me sinto terrivelmente mal pelo caos que causei à Melania e aos Trumps, assim como à senhora Obama”, disse a escritora no comunicado.

Ela também afirmou ter oferecido sua demissão na terça-feira, mas Trump descartou-a, afirmando que “pessoas cometem erros” e que “precisamos aprender e crescer com essas experiências”.

Semelhanças

Os trechos do discurso de Melania Trump que mais se assemelham aos de Michelle Obama são os seguintes:

Melania: “Meus pais incutiram em mim os seguintes valores: que você trabalhe duro para conseguir o que quer na vida; que a sua palavra é o seu compromisso; que você faça o que diz e mantenha a sua promessa; e que você trate as pessoas com respeito.”

Michelle: “E Barack e eu fomos criados com muitos dos mesmos valores: que você trabalhe duro para o que quer na vida; que a sua palavra é seu compromisso; e que você faça o que diz que vai fazer; que você trate as pessoas com dignidade e respeito, mesmo que não as conheça e mesmo que você não concorde com elas”.

Melania: “[Meus pais] ensinaram e me mostraram os valores da moral em sua vida diária. Essa é uma lição que eu vou passar para o nosso filho, e precisamos passar essas lições para as muitas gerações que se seguirem”.

Michelle: “E Barack Obama e eu partimos para construir vidas guiadas por esses valores, e passá-los para as próximas gerações.”

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: Último Segundo

Veja Também

Terra Roxa – Vacina contra a Covid-19 já esta a caminho

Foto: Prefeitura Municipal de Terra Roxa (Facebook)