Home / Destaque / Nutricionista Solaine Marques fala sobre o Orégano
Clique e Saiba mais

Nutricionista Solaine Marques fala sobre o Orégano

oregano-800

 

Solaine Nutricionista-400

O poder do ORÉGANO

O orégano tem sido reconhecido como um alimento funcional e seus nutrientes são benéficos à saúde e são antioxidantes que previnem doenças. Ele é muito mais poderoso que o seu intenso sabor! É capaz de fazer uma faxina em nosso organismo. Acontece que os cientistas descobriram que o orégano não tem apenas dois, mas 200 compostos antioxidantes que fazem bem a saúde. E mais: descobriram que ele é um poderoso aliado no combate ao envelhecimento

◦ Não contem colesterol é uma rica fonte de fibra dietética, no qual ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, contem óleos essenciais benéficos para a saúde tão como o carvacrol, timol, limoneno, pineno, ocimeno e cariofileno.

◦ Tem propriedades de anticépticas, ajuda a secreção da vesícula biliar, é diuréticos e expectorantes. No orégano é encontrado o timol, conhecido por ser antifúngico e antibacteriano. Rico em flavonoides, antioxidantes fenólicos, vitamina A e C, carotenos, luteína, zea-xantina e criptoxantina.

◦ Excelente fonte de minerais como potássio, cálcio, manganês, ferro e magnésio, melhora a frequência cardíaca, controla a pressão arterial causada pela alta concentração de sódio, ajuda a prevenir a anemia, é importante  para o metabolismo ósseo, ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres.

oregano2-800

◦ O acido rosmarínico é um poderoso anti-histamínico que ira diminuir as hipersensibilidades das alergias.

◦ Em estudos recentes o Carvacrol ingrediente ativo do orégano promove a queima de gordura ou seja ajuda no emagrecimento.

◦ Ajuda a regularizar o ciclo menstrual e diminui o mal estar relacionado a períodos menstruais e incômodos da menopausa.

◦ Antioxidante e melhora o sistema Imunológico.

◦ Anti-inflamatórios (alivia dores).

◦ Combate infecções.

◦ Devido sua grande capacidade antioxidante ele ajuda a diminuir o processo de destruição celular.

◦ Seu poder aromático realça o sabor dos alimentos, por isso, esse condimento é bastante usado na culinária, à dica é adicionar o orégano na preparação de carnes antes do seu cozimento ele ira ajudar a reduzir os compostos tóxicos criados durante o processo de cozimento. Se preparar algum molho, caldo ou cremes adicione orégano ele ira conservar mais o alimento, pois este tem capacidade de exterminar as bactérias.

◦ O orégano pode ser consumido na forma de óleo essencial, chás e alem de usar nas preparações do dia a dia.

Oregano_Mai2008-800

Fonte: Solaine Marques

Veja Também

Terra Roxa – Forte vento atinge a nossa cidade na noite de ontem (14) (veja o vídeo)

Posto Stop / Foto: Naldo Madrid