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Nutricionista Solaine Marques fala dos beneficios da Vitamina B6

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Solaine Marques

Conhecida como piridoxina (vitamina B6) é fundamental para ativação das enzimas responsáveis pela síntese de neurotransmissores (dopamina, histamina, serotonina e epinefrina), ou seja, ela é necessária para o funcionamento adequado de mais de sessenta enzimas e essencial para a síntese normal do ácido nucleico e das proteínas, fundamental para a manutenção da integridade funcional do cérebro, sendo um nutriente importante para a pele e  coração dentre outros benefícios.

  • Essa vitamina previne e trata a anemia sendo ela responsável por carregar ferro pelo corpo com a falta, a pessoa possuiria glóbulos vermelhos pouco desenvolvidos.
  • Uma alimentação rica em B6 se mostra aliada contra perda de memória e diminuição cognitiva relacionada com a idade, diminuindo o risco de Alzheimer.
  • Estudos relatam que a deficiência de vitamina B6 pode estar relacionada com os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), a suplementação desta vitamina diminui os sintomas causados pela TPM, devido ao envolvimento da vitamina B6 na eliminação do excesso de estrogênio contido nos anticoncepcionais.
  • A vitamina B6 auxilia na melhora dos sintomas da depressão. Isto porque ela é importante para a produção de serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor.
  • As mulheres grávidas e as que amamentam precisam de uma dose adicional de vitamina B6 de 0,5 a 0,6 mg para compensar as necessidades aumentadas feitas pelo feto ou pelo bebê. A vitamina B6 auxilia no metabolismo da proteína consumida, que será usada na produção de leite pela mãe.
  • Na menopausa, essa vitamina diminui os efeitos colaterais da reposição hormonal. Ela ajuda a regular os níveis de estrogênio no organismo, amenizando o desconforto causado por seu excesso ou sua falta.

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E podemos encontrar a vitamina B6 em alimentos de origem animal ( bovina e suína) e principalmente, leite e ovos. Entre os alimentos de origem vegetal, as principais fontes são: batata inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, levedo de cerveja, cereais, sementes e nozes.

O suplemento de vitamina B6 pode ser ingerido após orientação de um nutricionista ou médico. Pessoas com baixo crescimento, com anemia, gestantes, lactantes, fumantes e alcoólatras podem precisar do suplemento de vitamina B6.

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Fonte: Solaine Marques / Fotos: Reprodução Google

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