
Um dos quatro sismógrafos instalados em Londrina, no norte do Paraná, no dia 6 de janeiro registrou oito abalos sísmicos na região do bairro Jardim Califórnia entre domingo (10) e terça-feira (12). Os tremores de terra variaram entre 1,1 e 1,7 de intensidade.
Os moradores dos bairros Jardim Califórnia, Jardim Europa, San Fernando e Vila Brasil, todos na zona leste do município, reclamam que estão ouvindo estrondos e sentindo tremores de terra desde 14 de dezembro de 2015. Após o surgimento de rachaduras em paredes e pisos, muitos moradores dizem que pretendem deixar as casas onde moram por medo.
Os dados relatados pelos sismógrafos ainda são preliminares e os micro tremores ainda serão investigados. Esse levantamento foi encaminhado para o Centro de Sismologia de São Paulo para um estudo mais detalhado. Como o laboratório está com diversos trabalhos, analisando tremores que aconteceram na Bahia e Minas Gerais, o resultado dessa análise deve ficar pronto em 30 dias.
“Ainda não sabemos a profundidade desses abalos, precisamos de mais informações, mais dados, para podermos calcular e descobrir o que está causando essas ondas. A população precisa saber que esses tremores de terra são de pequena intensidade e não descartamos nenhuma possibilidade de estudo”, detalha o professor de geofísica da UEL, João Paulo Pinese.

Fonte/Fotos: RPC TV