Home / Brasil / No Planalto, vitória de Trump gera surpresa e decepção (veja o vídeo)
Clique e Saiba mais

No Planalto, vitória de Trump gera surpresa e decepção (veja o vídeo)

eleicoes-usa-trump-eleito-presidente-eua-20161109000701
Governo brasileiro reagiu com decepção e surpresa em relação à vitória de Donald Trump na eleição americana / Foto: Divulgação

Nos bastidores, o governo brasileiro reagiu com decepção e surpresa em relação à vitória de Donald Trump na eleição americana. Para o Palácio do Planalto, a principal questão é saber se o discurso conciliatório de Trump pós-eleição se confirmará ao montar a equipe, escolhendo seus secretários de governo, e no exercício da Presidência.

Há temor de que Trump interrompa o crescimento da economia dos Estados Unidos, o que teria efeito negativo sobre o Brasil. Na campanha, Trump propôs construir muros, numa alusão à muralha que prometeu construir na fronteira dos Estados Unidos com o México.

Resta saber se, na Presidência, ele terá uma visão mais pragmática para construir pontes com outros países, incluindo o Brasil.

Para o governo brasileiro, são importantes negociações para aumentar o comércio entre os países nas três Américas, a do Norte, a Central e a do Sul. Se Trump seguir o discurso eleitoral, o Brasil terá dificuldade para aumentar o comércio continental.

Do ponto de vista planetário, será preciso ver se Trump cumprirá a promessa de fazer uma guerra comercial com a China, país fundamental para o crescimento da economia internacional.

Mundo afora, as expectativas são de um período de incertezas econômicas e políticas, o que pode levar gerar retrocesso global. Ou seja, má notícia para um país como o Brasil, que tenta sair da recessão.

Veja abaixo o vídeo:

Banner eletricista cordeiro amarelo com whatsapp-800-ok

Fonte: Blog do Kennedy / Vídeo: Reprodução Youtube/Jornalismo SBT

Veja Também

Brasil – Acordão no Senado dá sobrevida a ex-vice-líder de Bolsonaro flagrado com dinheiro na cueca

Foto: Agência Senado