Home / Comportamento / Na cidade de Toledo-PR mais de 10 mil pessoas participam do Congresso Diocesano da Família no final de semana
Clique e Saiba mais

Na cidade de Toledo-PR mais de 10 mil pessoas participam do Congresso Diocesano da Família no final de semana

casal-conduz-a-imagem-de-nossa-senhora-para-a-missa
Casal conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Aparecida até o altar / Foto: Diocese de Toledo

O Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, recebeu um público superior a 10 mil pessoas durante o Congresso Diocesano da Família, organizado pelo Setor Vida e Família da Igreja Católica. Palestras abordaram temas como a educação dos filhos e os valores do matrimônio.

O bispo da Diocese de Toledo, Dom João Carlos Seneme, faz uma avaliação muito positiva do Congresso da Família, realizado neste sábado e domingo, dias 19 e 20. “Foi surpreendente. Percebemos que as lideranças corresponderam bem ao chamado feito especialmente para o primeiro dia, e depois no segundo dia (domingo) com toda a comunidade de fé. Para nós, temos uma avaliação ótima do Congresso”, salienta.

A preocupação do Congresso da Família esteve centrada no tema “Família, sua beleza e verdade”, o qual procurou enfatizar a caminhada de fé de homens e mulheres que assumem esta vocação, sobretudo valorizando os princípios cristãos em sua vida. Além disso, o Setor Vida e Família entendeu que o Congresso precisava oferecer a reflexão sobre o Sacramento do Matrimônio, visando fortalecer os casais, bem como o tema da educação dos filhos. Especialistas nessas temáticas enriqueceram o evento promovido pela Diocese de Toledo. Pe. Rafael Fornasier, doutor em Ciências do Matrimônio, André e Rita Kawahala, assessores da Pastoral Familiar, e Pe. Rafael Solano Durán, representando o arcebispo de Londrina com o tema do Congresso, tiveram excelente avaliação dos participantes. As lindas vozes e a harmonia nos instrumentos do Ministério Nova Unção, de Toledo, animaram as pessoas durante o evento. Um show com o Grupo Ir ao Povo, do projeto do Pe. Zezinho, encantou o público presente.

pe-rafael-solano-duran-conduziu-reflexao-sobre-o-tema-do-congresso
Padre Rafale Solando Durán conduziu a reflexão sobre o tema do congresso / Foto: Diocese de Toledo

O Congresso Diocesano da Família contou ainda com a presença de réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida do Santuário Nacional, de Aparecida, São Paulo. Ela insere a comunidade católica do Oeste do Paraná na comemoração nacional pelos 300 anos desta devoção mariana. O bispo de Toledo, Dom João Carlos Seneme, estima que esse carinho por Nossa Senhora será demonstrado pelos cristãos da região nesta peregrinação. “Quando buscamos a imagem em Aparecida, São Paulo, lá perguntaram-me se o povo da Diocese era mariano. A presença da comunidade neste domingo no Centro de Eventos é uma demonstração muito linda desse amor a Maria Santíssima. Hoje (domingo), iniciamos nossa participação no Ano Mariano brasileiro, em preparação para as comemorações dos 300 anos desta devoção de Nossa Senhora Aparecida. Temos uma programação que contemplará todas as paróquias, as quais receberão esta imagem peregrina. Sentimos que isso enriquece nossa devoção e transforma nossa Diocese com a presença de Maria orientando nossas famílias, orientando nossas vidas”, sublinha.

No encerramento do Congresso Diocesano da Família, a Igreja Católica entregou a representantes políticos da região uma carta em que apresenta os princípios e valores da família cristã.

A carta aberta dos participantes do Congresso Diocesano da Família ao Povo de Deus da Diocese de Toledo foi escrita como sinal de reafirmação da fé em Jesus Cristo e do compromisso com a família cristã. Ela pontua alguns compromissos para superar desafios, para os quais são convidados a unir esforços com as diversas instâncias da sociedade, através dos poderes constituídos, como também daqueles que atuam na educação e formação de opinião pública. Dentre os itens estão a promoção da família, a partir da identidade cristã, em atitude de acolhida e misericórdia; e motivar os casais, homem e mulher, a buscar o Sacramento do Matrimônio, destinados a viver, por meio da fé cristã, os princípios do amor, da fidelidade, da indissolubilidade e abertura à vida como vocação.

multidao-acompanha-o-congresso-da-familia-em-toledo
Um grande número de fieis acompanharam o congresso na cidade de Toledo-PR

Banner eletricista cordeiro amarelo com whatsapp-800-ok

Fonte: Paulo Weber Junior / CENTRO INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE TOLEDO

Veja Também

Signos – Eles é que sabem! Estes são os quatro signos mais arrogantes do zodíaco

Foto: DR