Home / Curiosidades / Mulher tem doença rara que faz suas pernas crescerem, hoje elas estão com 107 quilos
Clique e Saiba mais

Mulher tem doença rara que faz suas pernas crescerem, hoje elas estão com 107 quilos

timthumb (9)
Quando nasceu Mandy Sellars tinha pernas de tamanho cinco vezes maior do que o das pernas de um bebê recém-nascido / Foto: Reprodução

Quando nasceu, Mandy Sellars tinha pernas de tamanho cinco vezes maior do que o das pernas de um bebê recém-nascido. Os médicos temeram que ela nunca pudesse andar. Contudo, ela os desafiou quando criança e até hoje continua surpreendendo-os uma vez que suas pernas continuaram crescendo — mesmo depois de uma delas ter sido amputada.

A mulher de 41 anos é a única pessoa no mundo que sofre com uma condição genética que causa um crescimento absurdo da pele, osso, gordura e tecidos. Em 2010, sua perna foi amputada devido a envenenamento de sangue. No entanto começou a crescer de novo e depois de três anos já tinha um metro de circunferência e pesava 19 kg.

A perna foi crescendo até seu peso original (mais de 100 kg) até que Mandy começou um tratamento à base de remédios. Agora, ela afirmou que tem percebido o encolhimento de suas pernas e que até vestir roupas já está mais fácil.

Mandy, que nasceu em Accrington, em Lancashire, cresceu com sua perna esquerda quase 8 cm maior que a direita. Ambas eram desproporcionais. Mas apesar do prognóstico terrível, ela foi forte e atingiu todas as suas metas de crescimento. A mulher desabafa:

— Claramente havia algo diferente (e dramático) em mim. Minhas pernas eram muito maiores que meu corpo. Os médicos não sabiam como aquilo havia me acometido, e eles não achavam que eu não sobreviveria. Não deixaram minha mãe me ver por duas semanas.

Mesmo com os médicos perplexos com a condição de Mandy, ela tentou viver uma vida normal. Terminou a escola e fez faculdade de psicologia na Universidade de Central Lancashire. Apta para andar e passear, a vida era um desafio para Mandy. No entanto, logo os médicos a alertaram que apenas uma amputação poderia fazer com que suas pernas parassem de crescer.

Com as pernas pesando 107 kg, em 2010, Mandy começou a desenvolver sérias infecções e descobriu que amputar seria a única opção.

Porém, meses depois da cirurgia feita no Hospital Royal Liverpool, os médicos ficaram chocados ao ver que a perna começou a se regenerar — e em dois anos, já tinha um metro de circunferência.

— Eu senti que as esperanças haviam acabado. Meu corpo estava tomando controle da minha vida e eu senti que não havia mais nada que eu poderia fazer sobre isso. Em um curto período de tempo, eu poderia me tornar refém de uma cama e minha vida teria acabado. Mas minha perna continuaria crescendo.

Cientistas da Universidade de Cambridge se interessaram pelo caso de Mandy e mapearam seu DNA. Então, descobriram que ela teve um caso raro de Síndrome de Proteus — a condição que afetou o ‘Homem elefante’. No entanto, a análise relevou que ela tinha uma única desordem.

Em 2012, os médicos finalmente disseram à Mandy que sua condição provavelmente foi causada por uma mutação em um gene, fazendo com que suas pernas e pés crescessem sem controle.

Mandy disse que foi um grande alívio finalmente entender o que havia de errado com ela.

— Nunca pensei que alguém descobriria o que eu tenho. Quando me ofereceram um medicamento para tentar diminuir a perna, eu na hora topei. Ninguém nunca havia me oferecido nada como alternativa.

Então, com a ajuda de um remédio pioneiro, Mandy já perdeu 38kg de suas pernasm que suas pernas e pés crescessem sem controle

— É como um milagre. Não acreditei quando descobri que estava perdendo peso das pernas apenas seis meses depois de começar o tratamento com os medicamentos. Minhas pernas estavam afinando. Estou satisfeita com minha pele e orgulhosa da minha condição e de quem eu sou. Minha vida mudou muito. É mais fácil andar e fazer coisas simples que eu já não mais conseguia fazer. Estou feliz porque me sinto cada vez mais eu mesma. Sei que estou indo na direção certa.

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: R7

Veja Também

Famosos – Thiago Martins critica aglomerações e depois dá festa em novo imóvel

Foto: Reprodução/Instagram