Home / Internet / Forte terremoto atinge o México deixando mortos e feridos no dia de ontem (19) (veja o vídeo)
Clique e Saiba mais

Forte terremoto atinge o México deixando mortos e feridos no dia de ontem (19) (veja o vídeo)

México volta a tremer; veja imagens do terremoto que atingiu país / Foto: Divulgação

O forte tremor de magnitude 7,1 que atingiu o México nesta terça-feira, ocorreu apenas algumas horas depois de muitos participarem de treinamentos sobre terremotos em todo o país no aniversário do sismo devastador que matou milhares na Cidade do México em 1985. Em 19 de setembro daquele ano, o país viveu uma das catástrofes mais desastrosas de sua história recente. Às 7h17, um abalo sísmico equivalente a 316 bombas nucleares tirou a vida de 10 mil pessoas e deixou outros 5 mil desaparecidos. Autoridades e a sociedade civil saíram às ruas para resgatar os que estavam presos sob os escombros. Cerca de 4 mil pessoas foram salvas do risco de morrer soterradas. Os destroços mudaram a paisagem urbana e as ruas da capital.

O terremoto de 1985 deixou o país indignado, não apenas pela pobre resposta do governo, mas também pelos danos que poderiam ter sido evitados caso protocolos de segurança tivessem sido seguidos e gastos não tivessem sido poupados para construir estruturas com materiais resistentes a tremores. Desde então, a cada 19 de setembro, simulações massivas são realizadas para prevenir uma nova catástrofe.

Com o passar dos anos, os mexicanos — situados em uma zona de falhas tecntônicas — se acostumaram a conviver com tremores. Moradias e locais de trabalho são esvaziados rapidamente; linhas telefônicas se ocupam com um fluxo intenso de ligações e, hoje em dia, grupos de WhatsApp e publicações em Twitter e Facebook saturam a internet com mensagens tranquilizantes: “Estou bem”.

A jornalista freelancer Cinthia Sánchez conta que tinha 7 anos na época do terremoto de 1985:

— Me protegi junto com minha avó e primos no pátio de casa. Nunca me esquecerei do som que se desprendia dos edifícios que caíam ao redor, e muito menos da cara de minha avó dizendo: ‘Meu Deus, os prédios estão caindo!’.

O terremoto desta terça-feira aconteceu 8 km a sudeste de Atencingo, no Estado central de Puebla, a uma profundidade de 51 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Fonte: MSN Notícia/Agência O Globo / Vídeo: Reprodução Youtube/Central M!O

Veja Também

Música – Lady Gaga diz que: “Odiava ser uma estrela. Sentia-me exausta”

Foto: Reprodução