Home / Geral / Equador novamente é vítima de terremoto
Clique e Saiba mais

Equador novamente é vítima de terremoto

3uwshmdjkjs7czva0soovpk61
Terremoto no Equador em abril deste ano deixou milhares de desabrigados / Foto: Arquivo/Carlos Silva/El Ciudadano

O Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (Csem) registrou nesta quarta-feira (18) no Equador um tremor de terra de 6,8 na escala Richter, um mês depois de um abalo de 7,8, que deixou centenas de mortos.

De acordo com o Instituto de Geofísica do Equador, o terremoto de hoje teve epicentro na costa, ao largo da província de Manabi, e a uma profundidade de 14,7 quilômetros. Já o Instituto de Sismologia norte-americano USGS registrou magnitude de 6,7 graus, bem próxima à registrada pelo Csem.

De acordo com o Csem, no entanto, o sismo ocorreu a 165 quilômetros da capital, Quito, e com epicentro a uma profundidade de 40 quilômetros.

O USGS descartou qualquer risco de tsunami associado ao tremor. As autoridades equatorianas não registram, até agora, nem vítimas nem prejuízos materiais.

Durante o primeiro abalo, sentido em vários bairros de Quito e em outras localidades, seguiram-se várias réplicas de magnitudes variadas, incluindo uma de 5,4, informou o Instituto de Geofísica equatoriano.

“Aqui sentimos um forte abalo. Eu e a minha família saímos correndo de casa”, declarou à agência France Presse Modesto Guale, um habitante do bairro de Costa Azul, na cidade portuária de Manta, na província de Manabi.

O presidente equatoriano, Rafael Correa, considerou o sismo de abril como “a pior tragédia [do Equador] nas últimas sete décadas”. Um abalo no país em 1949 arrasou cidades inteiras na região central, deixando 6 mil mortos e afetando quase 100 mil pessoas.

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: Agência Brasil

Veja Também

Signos – Eles é que sabem! Estes são os quatro signos mais arrogantes do zodíaco

Foto: DR