Home / Criança / Em Terra Roxa-PR surto de Escabiose (sarna) deixa pais em alerta
Clique e Saiba mais

Em Terra Roxa-PR surto de Escabiose (sarna) deixa pais em alerta

A orientação das Secretarias de Educação e Saúde é para os pais, que registrarem suspeita nos filhos, procurarem atendimento médico para tratamento. / Banner: Reprodução Google

Nos últimos dias Terra Roxa-PR vem sofrendo um surto de Escabiose (sarna). As Secretarias de Educação e Saúde de nossa cidade informou que o surto teve início no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Girassol e atingiu alunos e servidores.

Segundo informações todos os CMEIS de nossa cidade estão em alerta. As aulas no CMEI Girassol foram suspensas por uma semana.

Em nota a Administração Municipal informa que o departamento de Vigilância Sanitária está tomando todas as medidas necessárias para resolver o problema, a começar pela desinfecção dos locais infectados.

O quê é Sarna ou Escabiose?

É uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio se dá somente entre humanos, por contato direto com pessoa ou roupas e outros objetos contaminados. O contato deve ser prolongado para que ocorra a contaminação.

A fecundação do ácaro ocorre na superfície da pele. Logo após o macho morrer, a fêmea penetra na pele humana, cavando um túnel, por um período aproximado de 30 dias. Depois, deposita seus ovos. Quando eles eclodem, liberam as larvas que retornam à superfície da pele para completar seu ciclo evolutivo. Este processo de maturação é de 21 dias. Importante: animais como gato e cachorro não transmitem a sarna humana.

Sintomas

As manifestações clínicas são decorrentes da ação direta do ácaro, quando este se movimenta nos túneis. E, também, em grande parte pela hipersensibilidade desenvolvida pelo paciente contaminado. O principal sintoma da escabiose é a coceira ou prurido, que é sentido principalmente à noite. As principais lesões na pele são os túneis e, nas suas extremidades, pequenas vesículas. Estas lesões aparecem principalmente entre os dedos das mãos, nas axilas, na parte do punho que segue a palma da mão, auréolas e genitais. A cabeça sempre é poupada. Escoriações na pele são frequentes, por causa da coceira intensa.

O diagnóstico é geralmente clínico, pelo achado dos túneis e pelas áreas características do aparecimento das lesões de escabiose. Pacientes idosos, ou já tratados com corticoides, podem ser difíceis de ser diagnosticados. Neste caso é preciso fazer uma pesquisa do parasita na pele, coletando o material nas lesões dos sulcos.

Tratamento

O tratamento consiste em usar medicamentos tópicos em todo o tegumento (pele, pelos e cabelo) ou uso de medicamentos orais. A escolha vai depender das características da doença em cada paciente e também das suas condições gerais de saúde. Portanto, o tratamento é individualizado pelo médico para cada paciente.

Prevenção

A prevenção consiste, basicamente, em evitar contato com pessoas e roupas contaminadas. Uma vez detectado um paciente com escabiose, todos que com ele tenham contato direto devem ser examinados e tratados. Caso estejam infectados, devem também ser tratados. Desta forma, é interrompida a cadeia de transmissão da parasitose.

A orientação das Secretarias de Educação e Saúde é para os pais que registrarem suspeita nos filhos, procurarem atendimento médico para tratamento imediatamente.

Nas redes sociais e no aplicativo de mensagens Whatsapp várias informações sobre a situação foram publicadas, em alguns grupos do whatsapp mensagens dando números exatos de crianças contaminadas foram publicados, a orientação que damos é que não acreditem cegamente em tudo que se lê nas redes sociais e grupos de whatsapp, as fake news estão por todas as partes e por todos os assuntos. O mais correto é procurar informações junto as Secretarias de Educação e Saúde, CMEI e postos de saúde mais próximo de sua casa.

 

Fonte: Informações do Portal Cidadão de Terra Roxa-PR

Fonte: Informações O que é Sarna ou Escabiose?/Sintomas/Tratamento/Prevenção:  Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Veja Também

Menino de apenas 7 anos é o Youtuber mais bem pago do mundo em 2018 faturando mais de US$ 22 milhões (veja o vídeo)