Home / Brasil / Discursos expõem diferenças de estilo entre Dilma e Temer (veja o vídeo)
Clique e Saiba mais

Discursos expõem diferenças de estilo entre Dilma e Temer (veja o vídeo)

Brazilian President Dilma Rousseff and her vice President Michel Temer attend the launching ceremony of the Logistics Investment Program (LIP), at the Planalto Palace in Brasilia, on June 9, 2015. Brazil announced a $64-billion infrastructure spending package on Tuesday, hoping to revive its flagging economy with investment in highways, railroads, ports and airports.     AFP PHOTO/EVARISTO SA
Dilma e Michel / Foto: AFP PHOTO/EVARISTO SA

Nos discursos de despedida e de começo de governo, Dilma Rousseff e Michel Temer expuseram seus estilos bem diferentes.

Em tom de guerra, Dilma atacou Temer. A presidente afastada mostrou disposição para brigar e se emocionou a falar da injustiça que julga sofrer com um impeachment sem prova.

Mas Dilma não fez uma autocrítica sincera. Numa única frase, disse que pode ter cometido erros. Para perder o poder, é claro que cometeu muitos.

Temer adotou um tom conciliador, mas deu alfinetadas em Dilma. Falou em diálogo, o que faltou a Dilma. E disse que os deputados e senadores que aprovaram o impeachment também tinham voto popular _uma resposta à acusação de chegar ao poder sem respaldo do eleitorado.

Temer tem um estilo mais moderado. Discursou como se o impeachment fosse fato consumado. Falou como presidente de forma definitiva.

Ironicamente, Temer e Dilma discursaram no mesmo dia no mesmo salão do Palácio do Planalto, o Leste. Ela falou para um público menor. O evento de Temer foi superlotado, num sinal de a política como ela é.

Base parlamentar

Com um ministério baseado na composição política, Temer quer aprovar no Congresso a agenda complicada que propôs no seu primeiro discurso como presidente interino.

Michel Temer falou em reformas da Previdência e trabalhista e em medidas para recuperar a confiança no crescimento econômico. O presidente interino foi pragmático. Acha que terá os votos no Senado e na Câmara para aprovar as medidas que Dilma tentou e não conseguiu. Ele julga isso fundamental para ter um bom início de governo.

Assista à participação no “SBT Brasil”:

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: Blog do Kennedy / Vídeo: Jornalismo SBT

Veja Também

Terra Roxa – MUNICÍPIO BUSCA AQUISIÇÃO DE VACINAS CONTRA COVID-19

Foto: Imprensa Prefeitura Municipal de Terra Roxa-PR