Home / Curiosidades / Astronautas da Apollo 10 ouviram ‘música estranha’ na órbita
Clique e Saiba mais

Astronautas da Apollo 10 ouviram ‘música estranha’ na órbita

apollo11return_nasa_big
Apollo 10 / Foto: Reprodução Nasa

Em 1969, dois meses antes da famosa missão que levou os primeiros homens à Lua, a tripulação da Apollo 10 ouviu uma “música” misteriosa e inexplicável quando a espaçonave entrou na órbita lunar.  As informações são do site do jornal Daily Mirror.

A equipe ouviu o som enquanto passava por uma área em que a comunicação com a Terra é impossível. O barulho persistiu por quase 1 hora e parou pouco antes do contato com o Controle de Missão ser retomado.

Recentemente, as gravações feitas pela Agência Espacial Americana (NASA) durante a expedição foram desenterradas. Nelas, é possível ouvir os astronautas reagindo com surpresa e confusão a um “ruído uivando desconfortavelmente” em seus fones.

Durante a conversa, os homens se mostram perplexos. “Você ouviu isso? Esse som de assobio? Whoooooo!”, disse um deles. “Bem, isso parece uma música estranha”, respondeu outro.

As fitas registraram a tripulação discutindo sobre manter ou não o ocorrido em segredo. “É inacreditável, você sabe? Devemos dizer isso a eles?”, perguntou um astronauta. Logo em seguida, um de seus colegas responde: “não sei, devemos pensar sobre o que fazer”.

As transcrições de áudio da Apollo 10 foram classificadas como intocáveis pela NASA. A decisão foi revista e há oito anos eles liberaram os arquivos.

O astronauta Al Wordenm, da missão Apollo 15, afirmou que “a tripulação da Apollo 10 estava muito bem preparada para reconhecer todos os tipos de sons que poderiam escutar na órbita”.

As gravações que contém uma “música estranha vinda do espaço profundo” foram descobertas por um programa do canal norte-americano Science.

O programa discute algumas possíveis razões para o som, que incluem a interferência de um campo magnético ou o efeito da atmosfera. Porém, de acordo com especialistas, a Lua não possui campo magnético.

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: Site Terra

Veja Também

Música – Lady Gaga diz que: “Odiava ser uma estrela. Sentia-me exausta”

Foto: Reprodução