Home / Brasil / Assis Chateaubriand – Hipermercado C.Vale utiliza Energia Fotovoltaica
Clique e Saiba mais

Assis Chateaubriand – Hipermercado C.Vale utiliza Energia Fotovoltaica

Hipermercado C.Vale de Assis Chateaubriand

A estrutura com 1500 módulos fotovoltaicos equivale ao consumo médio mensal de 500 residências

A estrutura do Hipermercado C.Vale de Assis Chateaubriand, com centenas de câmaras frias e outros equipamentos elétricos, vai consumir energia suficiente para abastecer 500 residências. Trinta por cento da energia elétrica do novo empreendimento vão ser fornecidos por 1.500 placas fotovoltaicas. Além da economia, a tecnologia evita a emissão de gás carbônico. Considerando a vida útil de 25 anos de operação, a energia solar poderá evitar a emissão de quase 11 milhões de quilos de gás carbônicos para a atmosfera. “Isso equivale a 6.185.812 quilômetros percorridos por um veículo ou 20.115 árvores arrancadas”, compara o engenheiro eletricista da C.Vale responsável pelo projeto, Fábio André Datsch.

O projeto conta, também, com um programa de gerenciamento remoto de iluminação.  Todos os circuitos podem ser programados para beneficiar características de cada ambiente, permitindo controlar desde a entrada de luz artificial e solar, até a redução de claridade onde não tem circulação de pessoas ou ampliação dela para destacar produtos e prateleiras.

Mecânico

No projeto mecânico estão previstas 370 toneladas de refrigeração (TR) para atender a loja, circulação, cinema e restaurante. Isso equivale a 4.440.000 Btus/h (Unidade Térmica Britânica/hora). Todo o sistema de climatização conta com tecnologia inverter, que detecta e regula a temperatura ideal.

Segurança

O hipermercado de Assis também conta com o que existe de mais moderno em tecnologia de prevenção e combate a incêndio. A estrutura é a primeira de região Oeste a possuir um sistema inovador de sprinklers com monitoramento 24 horas por dia.

RAIO X

Hipermercado C.Vale

Terra movimentada: 60.000 m³

Estacas escavadas: 276

Altura prédio: 17 metros (da fundação até o telhado

são 32 metros – equivale a um prédio de 10 andares)

Concreto: 6.700 m³

Peças pré-fabricas: 2.514

Estrutura pré-fabricada: 8.000 ton

Cobertura em aço galvanizado: 275 ton

Transporte de estrutura em concreto: 300 carretas

Módulos fotovoltaicos: 1.500

Potência: 643,47 kWp

Energia: 30% de economia

Luminárias LED: 1.900

Sistema de climatização: 370 TR

Fonte/Fotos: Imprensa C.Vale

Veja Também

Brasil – Distribuição de vacinas da AstraZeneca deve começar amanhã sábado (23)

Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustrativa