Home / Geral / APAE de Terra Roxa Promove 2ª Exposição da Valorização da Diversidade Cultural e Apresentações Pedagógicas
Clique e Saiba mais

APAE de Terra Roxa Promove 2ª Exposição da Valorização da Diversidade Cultural e Apresentações Pedagógicas

Evento Apae
Além da exposição, a tarde foi marcada por apresentações musicais

A Escola Mundo do Aprender – APAE de Terra Roxa realizou na tarde de quarta-feira (18) a 2ª Exposição da Valorização da Diversidade Cultural e Apresentações Pedagógicas.

Com ênfase especial à Cultura Afro-Brasileira e Indígena, os alunos e professores desenvolveram e expuseram trabalhos feitos na escola. Foram apresentados instrumentos, comidas e plantas medicinais utilizados nas tribos indígenas, maquetes, brinquedos, utensílios, enfeites e outros.

A frente de honra na abertura do evento foi composta pelo Vice-Prefeito Altair de Pádua, representante da Secretaria de Educação Sandra Cardoso, Presidente da APAE Maristela Paslauski, Diretora da Escola Mundo do Aprender Maria Marta Pinaffi Fontes, Autodefensora da Escola Regiane da Silva Tabarine e palestrantes Julia Romoda e Suelem Nunes Pereira.

Além da exposição, a tarde foi marcada por apresentações musicais, Capoeira com alunos da Escola Municipal Rainha dos Apóstolos, juntamente com alunos da APAE e palestras com a professora atuante na área indígena Julia Romoda e a missionária Suelem Nunes Pereira.

Alunos de outras escolas municipais também visitaram a exposição e puderam conhecer um pouco do trabalho desenvolvido com os alunos Portadores de Necessidades Escolares Especiais.

Evento Apae 09

Conforme a Lei 10639, tornou-se obrigatório nas escolas o ensino da história da cultura afro-brasileira e indígena no contexto escolar a fim de reconhecer e valorizar as contribuições desses povos na sociedade brasileira.

De acordo com a Diretora da Escola Mundo do Aprender, Marta Pinaffi, “no decorrer do ano letivo os professores vem desenvolvendo várias atividades com intuito de resgatar a colaboração das etnias e esse trabalho é uma das formas que temos para valorizar a diversidade”.

As atividades estão relacionadas com o Dia da Consciência Negra, que é celebrado no Brasil em 20 de novembro e procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro.

Evento Apae 02
Vice-prefeito Altair de Pádua fazendo o uso da palavra

Evento Apae 07
Apresentação de Capoeira animando a tarde

Evento Apae 04Evento Apae 06Evento Apae 03Evento Apae 05

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte/Fotos: Maicon Paulo O. Barreto – Assessoria de Comunicação da Prefeitura M. de Terra Roxa-PR

Veja Também

Brasil – Acordão no Senado dá sobrevida a ex-vice-líder de Bolsonaro flagrado com dinheiro na cueca

Foto: Agência Senado