Home / Notícias / Amanhã (09) é o dia D contra a Dengue em Terra Roxa
Clique e Saiba mais

Amanhã (09) é o dia D contra a Dengue em Terra Roxa

combate_a_dengue-800
A hora é agora de combater o mosquito da dengue, dia ”D” é amanha (09)

Dados apresentados pela 20ª Regional de Saúde Toledo-PR indicam que Terra Roxa ocupa a última colocação no ranking que aponta o índice de infestação da Dengue, nos municípios de abrangência do oeste, com 0,6%.

No entanto, os trabalhos de prevenção continuam e todos cuidados devem ser tomados, uma vez que Guaíra, município vizinho, lidera a lista de infestação, com 8,7%, seguido de Palotina que tem 8,7%, Marechal Cândido Rondon com 3,6%, Assis Chateaubriand com 2,6% e Toledo que possui 1,9% de infestação.

Amanhã (09), o Estado do Paraná vai organizar, em parceria com os municípios, uma grande mobilização para convocar a sociedade a também entrar na luta contra o mosquito. A data foi escolhida por causa do Dia de Ação contra a Dengue, lembrada todo dia nove de cada mês.

Em Terra Roxa, a Secretaria de Saúde programou ações de educação em saúde, que vão acontecer nos postos de saúde PSF (Programa de Saúde da Família). Além disso, os Agentes de Endemias irão visitar as residências, levando informações e distribuindo panfletos à população, a partir das 7h30min e se estendendo durante todo o dia.

As atividades também serão desenvolvidas em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, que vão visitar as gestantes nas residências e nas empresas locais de confecção.

Já na quinta-feira (10), acontece uma pedalada contra a Dengue, que será iniciada em frente a Igreja Matriz, a partir das 18h30min. O Coordenador de Epidemiologia do município, João Batista da Silva, convoca toda a população para contribuir com os trabalhos de prevenção e participar da pedalada.

A chegada do verão e das altas temperaturas reforça ainda mais a necessidade de se intensificar as ações de combate ao mosquito, visto que o clima quente favorece a proliferação do inseto.

Considerando o alto risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti nesta época do ano, as atividades para combater a Dengue serão realizadas durante todo o mês, com visita dos Agentes de Endemias à igrejas e entidades, levando orientações sobre a doença.

A importância do controle do Aedes aegypti não se limita apenas à dengue. O mosquito também é responsável pela transmissão da febre chikungunya e da zika, uma nova doença relacionada ao surto de microcefalia no país.

Um estudo feito pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA) divulgado na semana passada revela que, atualmente, 295 municípios registram a presença do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O que mais preocupa é que 110 cidades estão em estado de alerta de infestação e outras 21 têm alto risco de epidemia.

22-09-2015- banner -amarelo- naldo - madrid- som-dj-banner-centro-da-materia-775x168

Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação PMTR / Via: TRX Online

 

Veja Também

Loterias – Mega-Sena acumula; próximo sorteio pode pagar R$ 9 milhões

Mega-sena