Trama golpista: julgamento volta nesta quinta com voto de Cármen Lúcia

Cármen Lúcia / Foto: Rosana Vana Nortazio – Obra do próprio, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=174877297

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresenta o quarto voto no julgamento que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por participação na tentativa de golpe de Estado em 2022.

A sessão será retomada nesta quinta-feira (11) e está marcada para começar às 14h.

Já há maioria para condenar o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-ministro da Casa Civil Braga Netto pelo crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O voto da ministra poderá ser decisivo para o placar em relação a outros réus.

Dois ministros já votaram pela condenação de todos os réus aos crimes: Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino. Ainda não foram definidas as penas, mas Moraes sugeriu somar as punições. Dino defendeu penas diferentes, conforme o grau de envolvimento de cada réu.

O ministro Luiz Fux divergiu parcialmente, propondo a absolvição parcial ou total para os réus. No caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, concluiu que não há provas para a condenação.

Fonte: G1

Foto: Rosana Vana Nortazio – Obra do próprio, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=174877297

Link da matéria: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/09/11/trama-golpista-julgamento-volta-nesta-quinta-com-voto-de-carmen-lucia.ghtml

TAGS