Roma – Milhares de fiéis se despedem do Papa Francisco

Foto: Extraída do vídeo/Catve.com

A correspondente da CATVE no Vaticano, a paranaense Juliane Garcia, acompanhou o funeral do Papa Francisco neste sábado (26). Ela explica que enquanto o corpo estava disponível para visitação na basílica, tudo aconteceu de forma tranquila, no entanto o cenário mudou devido a quantidade de pessoas que participaram da celebração.

Conforme informado, na manhã de sábado (26), a Praça São Pedro atingiu a capacidade máxima com 50 mil pessoas e nos arredores, 200 mil pessoas puderam participar da missa por meio de telões que foram espalhados pela cidade, incluindo na Basílica de Santa Maria Maior.

Milhares de policiais foram alocados, além de atiradores de elite. Houve o uso de tecnologia avançada como drones e controle do espaço aéreo. Tudo isso para auxiliar no momento, garantindo a segurança de todos.

Em uma retrospectiva, às 19h de sexta-feira (25 de abril) foram encerradas as visitas ao corpo do Papa Francisco. Já às 20h aconteceu a cerimônia de fechamento do caixão presidida pelo Camerlengo da Igreja Católica Apostólica Romana.

Hoje, após três dias de vigílias e longas filas, foi realizada às 5h do horário de Brasília e às 10h, horário local, a Missa das Exéquias, que inicia o sepultamento. A celebração durou cerca de duas horas.

Juliane Garcia ressaltou que durante a liturgia, o calor estava intenso e várias pessoas passaram mal devido ao sol forte. Água foi distribuída gratuitamente para amenizar o forte calor.

Participaram da celebração diversos líderes políticos, religiosos e integrantes da realeza. Um total de 130 delegações, incluindo 50 chefes de estado e 10 representantes da realeza.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarcou em Roma na sexta-feira para participar do funeral do Papa. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva, além de 18 autoridades brasileiras também estiveram no Vaticano.

Conforme explicado pela correspondente, a missa marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), nove dias de luto e orações em honra ao pontífice falecido. E ao final da cerimônia, aconteceram os ritos de despedidas solenes que marcam o fim da Missas das Exéquias.

Logo após a Santa Missa, o corpo de Francisco foi levado para dentro da basílica de São Pedro, onde foi preparado e na sequência levado para a Basílica de Santa Maria Maior, escolhida pelo Papa, onde aconteceu o sepultamento.

O corpo do papa foi recepcionado por cerca de 40 pessoas, entre elas, pobres, presos, sem teto, transgêneros e imigrantes

“Cada segurou uma rosa branca nas mãos. Elas aguardaram nos degraus da igreja, mais uma vez demonstrando a simplicidade e humildade desse Papa, tão querido por todos”, explicou a correspondente.

O caixão do papa percorreu cerca de 6km até chegar a Basílica de Santa Maria Maior. Ao longo do caminho, ele passou por diversos locais simbólicos de Roma como Coliseu e ao longo do Corso Vittorio Emanuele até chegar à praça Santa Maria Maior, onde milhares de pessoas aguardavam o pontífice.

A correspondente da CATVE, a paranaense Juliane Garcia, aguardou o cortejo em frente ao Coliseu. Durante o registro ela contou que não foi possível acompanhar a procissão, mas as pessoas viram passar a comitiva, que foi composta apenas por pessoas credenciadas do Vaticano. O sepultamento também foi fechado ao público.

Mesmo com o grande número de pessoas que estavam espalhados por Roma, em todos os pontos que o cortejo passou, não foi possível registrar com fotos e vídeos a passagem do Papamóvel com o caixão do Papa Francisco devido a rapidez com que passaram os veículos.

Vale ressaltar que a Capela Sistina estará fechada a partir de segunda-feira (28) para as necessidades do conclave.

SANTA MARIA MAIOR

A igreja escolhida pelo Papa, Santa Maria Maior, não fica no Vaticano, mas sim em Roma. A escolha quebra uma tradição centenária. O último papa a ser sepultado fora do Vaticano foi Leão XIII, há mais de 100 anos.

A basílica de Santa Maria Maior foi uma igreja muito querida pelo Papa devido à grande ligação com a Virgem Maria.

Neste “Salus Populi Romani” em português “A Salvação do Povo Romano”, título dado no século 19 para essa representação da “Madonna com a criança” que está localizada na Capela Paulina na Basílica de Santa Maria Maior.

Juliane explica que o Papa Francisco sempre colocou as viagens apostólicas sobre a proteção da Virgem. Ele visitava antes e após o retorno dos compromissos.

Juliane Garcia/Correspondente da Catve.com

Fonte/Fotos: Catve.com / Evelyn Antonio

Link da matéria: https://catve.com/noticia/6/444300/milhares-de-fieis-se-despedem-do-papa-francisco-veja-os-videos

TAGS