Terra-roxenses participam de imersão científica na UFPR Palotina

Foto: Projeto Rocket Girls – Meninas na Ciência

O projeto Rocket Girls e Futuras Cientistas teve seu início no dia 6 de janeiro e reuniu mais de 20 bolsistas

Durante o mês de janeiro, as bolsistas do programa de extensão Rocket Girls, em parceria com o Futuras Cientistas, participam de atividades que envolvem pesquisa científica, química, astronomia, física e biologia. Na segunda semana do ano, as participantes reuniram-se em uma imersão presencial, em Palotina, para realizar oficinas e práticas científicas.

As alunas do Colégio Estadual Antônio Carlos Gomes, Jenifer da Costa, Karini Imanuely e Gabriella da Silva, e do Colégio Estadual Indígena Arandu Guarani, Denize Benites, Eli Kesia Morales e Lucimeire Fernandes, também bolsistas do projeto, participaram do evento para realizar atividades teóricas e práticas de robótica, construção e lançamento de minifoguetes, observação astronômica, planetário, astrofotografia, análise biológica, e até investigação criminal.

Desenvolvido em 2018 pelo Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o projeto “Rocket Girls: Meninas na Ciência” surgiu como uma forma de inserir as meninas em todas as etapas da pesquisa científica. Através dos conhecimentos adquiridos, as participantes já chegaram a participar de campeonatos a nível regional e nacional nas áreas de robótica, astronomia e minifoguetes. O programa tem como objetivo incentivar meninas dos ensinos fundamental e médio a ingressarem e permanecerem em cursos de graduação de Exatas e Computação, além de promover a divulgação científica e o desenvolvimento de pesquisas e clubes de ciência em ambientes não convencionais de educação. O projeto incentiva as bolsistas a serem futuras cientistas.

Fonte/Fotos: Projeto Rocket Girls – Meninas na Ciência

TAGS