Home / Brasil / Saúde – Covid-19 aumenta o risco de Alzheimer, Parkinson e derrames cerebrais
Clique Aqui!

Saúde – Covid-19 aumenta o risco de Alzheimer, Parkinson e derrames cerebrais

© Shutterstock

O European Academy of Neurology Congress está ocorrendo, em Viena, até dia 28 de junho. Trata-se de uma conferência que serve como plataforma de divulgação de diferentes trabalhos, entre eles um estudo onde se afirma que pacientes positivos à Covid-19 correm mais riscos de vir a sofrer de Alzheimer, Parkinson e derrames cerebrais. 

Os investigadores analisaram, entre 2020 e 2021, os dados de quase metade da população total da Dinamarca. A equipe chegou à conclusão que, durante o período estudado, aqueles que testaram positivo para Covid-19 desenvolveram 3,5% de probabilidades de ser diagnosticados com Alzheimer, já quando se fala de Parkinson o número diminui para 2,6%. Existe ainda uma hipótese de 4,8% de um paciente sofrer uma hemorragia cerebral e de ser 2,7% mais propenso a sofrer um AVC isquêmico.

Este não é o primeiro estudo que associa a Covid-19 a doenças neurológicas, mas até agora não existe uma resposta conclusiva que explique a sua “influência na incidência de doenças neurológicas específicas e se é diferente de outras infeções respiratórias”, explica Pardis Zarifkar, a autora principal do estudo do Copenhagen University Hospital, citada pela EurekAlert!, realçando que é essencial continuar a estudar esta relação. 

Zarifkar também salientou que estes dados refletem o que já foi confirmado, anteriormente, após casos de gripe ou pneumonia bacteriana (os números são semelhantes). No entanto, devido ao elevado número de infecções por Covid-19 é provável que o número de doenças neurodegenerativas aumente em todo o mundo, nos próximos anos. 

Fonte: Lifestyle / Notícias ao Minuto

Veja Também

Tuneiras do Oeste – Polícia descobre sítio que sediava rinhas de galos

Foto: Divulgação 7° BPM