
O apadrinhamento afetivo é um programa previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que ajuda crianças e adolescentes da Casa Abrigo a terem uma referência sólida para superar traumas e fortalecer alicerces para o futuro.
O programa é realizado pela Prefeitura de Terra Roxa, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Poder Judiciário, com objetivo de proporcionar vínculos afetivos, seguros e duradouros entre crianças e adolescentes com padrinhos e madrinhas.
A iniciativa possibilita uma relação fora da instituição de acolhimento entre pessoas da comunidade que se dispõem a ser padrinhos e madrinhas com as crianças e adolescentes que se encontram sob medida de proteção de acolhimento.
Os padrinhos e madrinhas podem visitar o afilhado na instituição de acolhimento, levá-lo para passeios nos finais de semana e viagens, para suas casas em férias e feriados, orientar seus estudos, dar suporte sobre a formação do jovem. Além do afeto, o apadrinhamento promove uma convivência em família e em comunidade.
É importante ressaltar que o apadrinhamento não é o mesmo que adoção. Uma das condições para se inserir no programa é não estar na fila para adoção. Os voluntários para apadrinhamento são avaliados por meio de entrevista e recebem acompanhamento de uma equipe técnica e da coordenação da unidade de acolhimento.
Caso você tenha interesse em se tornar um padrinho ou madrinha, procure a Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3645-8420 ou 99852-2086.

Fonte: Prefeitura Municipal de Terra Roxa/Facebook