Home / Brasil / C.Vale lamenta falecimento de Darcy Ioris
Clique e Saiba mais

C.Vale lamenta falecimento de Darcy Ioris

Darcy Ioris em foto de 2013

Ex-diretor era um “guardião” da história da C.Vale.

A C.Vale lamenta o falecimento de Darcy Ioris, ocorrido dia 21 de março de 2021, em Curitiba (PR), em decorrência de Covid-19. Ele era natural de Erechim (RS), se associou à então Coopervale (hoje C.Vale) em 23 de março de 1974 e foi assessor contábil por um ano. Começou sua trajetória em cargos administrativos em 1976, quando foi eleito conselheiro fiscal, função que desempenhou até 1982. De 1983 a 1991 foi conselheiro de Administração da cooperativa. A partir do ano seguinte passou a ocupar o cargo de diretor-secretário, posto em que permaneceu por 24 anos, até 2015. Também foi um dos fundadores da cooperativa Credicoopervale, em 1988, que deu origem à Sicredi Vale do Piquiri.

Por sua longa trajetória no cooperativismo, era um profundo conhecedor da legislação e da história da C.Vale. Ele dizia que “cooperativismo é, antes de tudo, liberdade, entrada livre, saída livre. O que faz a Cooperativa estável é administração profissional e técnica”.

Na assembleia da C.Vale, em 2015, Ioris foi homenageado com uma placa entregue pelo presidente Alfredo Lang e pelo vice Ademar Pedron. “Foi um exemplo de lealdade e um fiel escudeiro. Mais do que isso, foi uma pessoa muito correta, muito honesta e que colocou os interesses da cooperativa sempre acima dos interesses pessoais”, disse Lang. Emocionado, Ioris agradeceu. “Procurei, nesses longos anos, dentro de minhas limitações e de acordo com a experiência que possuía em minhas atividades particulares, contribuir com o melhor de mim para manter a harmonia entre meus colegas.” 

Darcy Ioris tinha 83 anos, era casado com Juracy e tinha dois filhos, Ronaldo e Ronise, genro Tércio, nora Isabel e três netos (Ricardo e Rafael Ioris, e Vítor Ioris Chiodini).

Darcy Ioris com Alfredo Lang nos 50 anos da C.Vale em novembro de 2013
 
Walter Dal’Boit Alfredo Lang e Ademar Pedron na despedida de Darcy Ioris como diretor-secretário da C.Vale em 2016

Fonte/Fotos: Imprensa C.Vale

Veja Também

Esporte – É ouro! Schiohart Juliano da Silva conquista o primeiro lugar na competição Velho Oeste MTB

Schiohart Juliano da Silva, o Juliano da Cicles Motos, conquistou o lugar mais alto do ...