Home / Brasil / Saúde; Os benefícios das nozes para o coração e para os intestinos
Clique e Saiba mais

Saúde; Os benefícios das nozes para o coração e para os intestinos

Fonte: DR

Segundo uma nova pesquisa publicada no periódico científico Journal of Nutrition, a noz é altamente benéfica para o coração combatendo o aparecimento de doenças cardiovasculares.

A equipa de investigadores norte-americanos observou 42 indivíduos que sofriam de excesso de peso ou de obesidade, entre os 30 e 65 anos. Previamente ao estudo, os participantes foram todos submetidos a uma dieta considerada ‘normal’ (na qual 12% das calorias diárias provinham de gordura saturada), por um período de duas semanas.

Após esse tempo, todos passaram a consumir dietas com um menor teor de gordura saturada (das quais 7% das calorias diárias eram provenientes de gordura saturada) e incorporaram nozes na sua alimentação (sobretudo como snacks entre as principais refeições). Após comerem dois punhados de nozes diariamente por seis semanas ao invés de snacks como bolos, salgados, batatas fritas ou bolachas, os indivíduos apresentaram uma descida substancial nos níveis de colesterol e de bactérias intestinais que aumentam o risco incidência de patologias do coração.

“Tal ocorreu porque provavelmente comer nozes inteiras todos os dias reduz os níveis de colesterol e a pressão arterial”, afirmaram as autoras do estudo Penny Kris-Etherton e Kristina Petersen, ambas da Penn State University, nos Estados Unidos, à revista Women’s Health.

Mais ainda, o fruto seco é rico em fibras, o que afeta positivamente as bactérias dos intestinos. Além disso, gorduras insaturadas, como ómega-3, podem contribuir para microbiotas favoráveis do órgão. O que por sua vez também contribui para reduzir a pressão arterial, contrariando novamente o risco de doenças coronárias.

Fonte: Lifestyle

Veja Também

Paraná – Passa de 35 mil mortes por Covid; entre os 77 novos óbitos há adolescente de 16 anos

Foto: Franklin de Freitas