Home / Brasil / Política; Empatados, Alckmin e Bolsonaro perderiam para Lula no 2º turno

Política; Empatados, Alckmin e Bolsonaro perderiam para Lula no 2º turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em caravana em Vitória, no Espírito Santo / Foto: Divulgação

Nova sondagem do DataPoder360 mostra que se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o vencedor no 1º e no 2º turno.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 2.210 brasileiros entre os dias 8 e 11 de dezembro, no cenário de segundo turno, o desempenho do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do deputado Jair Bolsonaro (PSC) aparece quase idêntico.

Na simulação, o tucano perderia para Lula por 41% a 28%, enquanto o deputado seria derrotado pelo petista por 41% a 30%.

Considerando a intenção de voto estimulada, Lula aparece com 29,9%, Bolsonaro tem 21,7% e a ex-senadora Marina Silva, 10%. Alckmin tem 8% das intenções de voto e Ciro Gomes (PDT), 6%.  A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Vale ressaltar que o ex-presidente Lula enfrenta julgamento em 2ª instância em janeiro e pode ficar de fora da disputa eleitoral. Considerando essa possibilidade, o DataPoder testou um cenário sem o petista.

Sem Lula, Bolsonaro aparece como líder absoluto com 23% das intenções de voto. Ciro Gomes e Marina Silva pontuam 10% cada e Alckmin tem 7%.

Metodologia

O DataPoder360 faz suas pesquisas por meio telefônico a partir de uma base de dados com cerca de 80 milhões de números fixos e celulares em todas as regiões do país. A seleção dos números discados é feita de maneira aleatória e automática pelo discador.

O estudo é aplicado por meio de um sistema IVR (Interactive Voice Response) no qual os participantes recebem uma ligação com uma gravação e respondem a perguntas por meio do teclado do telefone fixo ou celular. Só ligações nas quais o entrevistado completa todas as respostas são consideradas. Entrevistas interrompidas ou incompletas são descartadas para não produzirem distorções na base de dados.

Fonte: Exame.com/Msn Notícias

Veja Também

Goiás – Jovem se queima após explodir experimento de química

Jovem está internada na UTI em estado grave e respira com ajuda de aparelhos, segundo ...