
A Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um comunicado alertando a Agricultura e Alimentação (FAO) para um vírus letal que está contaminando tilápias, um dos peixes mais consumidos no mundo. A contaminação já foi confirmada em países de três continentes, entre eles Colômbia, Equador, Egito, Israel e Tailândia.
A FAO explica que não existem ameaças à saúde pública, mas a doença pode dizimar as populações de tilápia. Os animais infectados perdem o apetite, têm diminuição de movimento, lesões nas escamas e problemas de visão. Na Tailândia, 90% dos estoques do peixe com o vírus morreram.
É recomendado que os países produtores tenham vigilância extra e sigam os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal, fazendo testes para detectar a possível presença do vírus e a extensão geográfica da infecção, identificando fatores de risco.
Segundo a FAO, mais pesquisas são necessárias para determinar se pássaros que se alimentam de peixes e mamíferos podem contrair o vírus e se a doença pode se transmitida por tilápia congelada.
Fonte: Agência Brasil/TV Tarobá