Home / Mundo / Novo míssil norte-coreano teria capacidade de atingir bases americanas
Clique e Saiba mais

Novo míssil norte-coreano teria capacidade de atingir bases americanas

A Coreia do Norte anunciou que testou com sucesso um novo tipo de míssil, que seria capaz de transportar uma “potente ogiva nuclear” e atingir bases americanas no Pacífico.

Após o teste, Estados Unidos e Japão pediram a convocação de uma reunião em caráter de urgência do Conselho de Segurança da ONU, que pode acontecer na terça-feira.

O presidente russo Vladimir Putin chamou nesta segunda-feira o lançamento de “contraproducente e perigoso”, mas também pediu que se deixe de “intimidar a Coreia do Norte”, ao mesmo tempo em que defendeu uma solução pacífica.

O míssil lançado pela Coreia do Norte constituiu o primeiro teste com êxito de um novo modelo de foguete, afirmou nesta segunda-feira a imprensa estatal em Pyongyang.

“Foi um míssil estratégico de médio a longo alcance recentemente desenvolvido, o Hwasong-12”, informou a agência oficial KCNA, segundo a qual o líder norte-coreano Kim Jong-Un “supervisionou pessoalmente o lançamento do novo modelo de foguete”.

Algumas fotos mostram o dirigente em um hangar perto do míssil. Em outras imagens aparece aplaudindo, aolado de oficiais, após o lançamento.

Este foi o segundo lançamento de míssil em duas semanas e o primeiro desde que o presidente Moon Jae-In tomou posse na Coreia do Sul.

O teste pretendia examinar “os detalhes técnicos e as características” de um novo tipo de foguete, “capaz de transportar uma carga nuclear grande e poderosa”, assegura a KCNA.

Fonte: AFP

Veja Também

Famosos – Zé Vaqueiro desabafa após não convidar a mãe para seu casamento

Foto: Divulgação