Home / Curiosidades / Entenda como a sujeira pode ser aliada da saúde das crianças
Clique e Saiba mais

Entenda como a sujeira pode ser aliada da saúde das crianças

Brincar com a sujeira fortalece o sistema imunológico da criança / Foto: Shuttersock

Os pais adoram ver os filhos sempre limpinhos e longe de qualquer sujeira. Mas, ao contrário do que eles costumam imaginar, deixar as crianças entrar em contato com os micro-organismos presentes na natureza é importante. De acordo com a pediatra Maria Júlia Carvalho, isso estimula o desenvolvimento da imunidade natural da criança.

Proteção e fortalecimento

“O contato com a ‘ sujeira ‘ do meio ambiente, como terra, barro, argila e areia, fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e diversas alergias”, diz a pediatra. Quando as crianças brincam nesse ambiente natural há o desenvolvimento de anticorpos e a capacidade de combater germes e bactérias é aprimorada. Isso faz com que a resistência das crianças a infecções aumente.

Maria Júlia explica que no meio ambiente há uma série de agentes e micro-organismos que ajudam a amadurecer as funções do sistema imunológico, protegem o organismo e, por isso, fortalecem a saúde da criança. “Os pais devem proporcionar as condições para que essa etapa ocorra naturalmente, não impedindo que seus filhos desfrutem dos momentos ao ar livre”, recomenda a médica.

Cuidados

Entrar em contato com a natureza é importante, mas é preciso equilíbrio e consciência ao fazer isso. “Brincar na terra e se sujar são hábitos saudáveis, mas ficar sujo não”, alerta Maria Júlia. Por isso, para preservar e garantir a saúde dos pequenos é fundamental que após a diversão eles tomem banho e sejam incentivados a sempre higinar as mãos. Essas tarefas não precisam ser encaradas como uma obrigação. Com um pouco de criatividade, a hora do banho pode ser uma extensão da brincadeira.

Além disso, a pediatra relembra que não basta brincar com a sujeira para que os anticorpos dos pequenos se fortaleçam. “Uma alimentação rica e balanceada, hidratação constante com água e estímulo ao aleitamento materno  são fundamentais para o bom desenvolvimento da imunidade da criança”, reforça. Maria Julia também alerta sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia.

Fonte: Delas/IG

 

Veja Também

Esporte – Juliano da Cicles conquista o primeiro lugar na Marathon Racing Xcm

Foto: Cicles Motos