Home / Destaque / Em Pérola-PR família faz campanha para encontrar um doador de medula para bebê de onze meses
Clique e Saiba mais

Em Pérola-PR família faz campanha para encontrar um doador de medula para bebê de onze meses

medul
Bebê de onze meses necessita de um doador de medula óssea / Foto: Arquivo da família

Enzo Gabriel, de apenas 11 meses, tem uma doença rara chamada Granulomatosa Crônica (DGC) e precisa urgentemente de um transplante de medula óssea. A família, que é de Pérola, pede a ajuda da comunidade regional para encontrar um doador.

A doença é genética e afeta principalmente crianças pequenas, comprometendo os glóbulos brancos e a capacidade de defesa do organismo. Os glóbulos brancos deixam de produzir peroxido de hidrogênio, superóxido e outras substâncias, impedindo o controle de bactérias e fungos.

Em alguns, os sintomas aparecem logo na primeira infância, mas podem se manifestar até o inicio da adolescência, com infecções crônicas na pele, gânglios linfáticos, boca, nariz e intestinos.

O menino é o segundo filho da família que tem a doença. O irmão mais velho não resistiu e Enzo manifestou a doença com três meses de vida. Ele está internado no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Enzo tem outra irmãnzinha, que felizmente não tem a doença, porém a medula dela, dos pais e de outros familiares não foram compatíveis e a única chance do menino é encontrar um doador nos bancos de medula.

Seja doador de medula

Qualquer pessoa com boa saúde e idade entre 18 e 55 anos pode doar medula óssea. Basta ir ao hemonúcleo mais perto, fazer o cadastro e retirar uma amostra de sangue. O doador entra para uma lista onde milhares de pessoas como Enzo aguardam por um doador compatível.

Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para confirmar que deseja realizar a doação. Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado.

Na cidade de Umuarama- PR o Hemonúcleo de  está localizado na Av. Manaus, próximo ao Centro Cultural Vera Schubert, o horário de funcionamento é das 8h às 16h, sem intervalo de almoço.

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: O Bem Dito

Veja Também

Santana de Parnaíba ganha agência do Sicoob Meridional

Foto: Imprensa Sicoob Meridional