Home / Notícias / Em Itaipulândi-PR os vereadores presos numa operação do Gaeco deixam a prisão
Clique e Saiba mais

Em Itaipulândi-PR os vereadores presos numa operação do Gaeco deixam a prisão

vista-aérea-cidade
Visão aérea de Itaipulandia-PR / Foto: Reprodução Google

Os oito vereadores e dois servidores da Câmara Municipal de Itaipulândia, no oeste do Paraná, presos em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), foram soltos na manhã desta sexta-feira (22). A prisão temporária a que estavam submetidos venceu no dia 15 e foi prorrogada até a meia-noite de ontem quinta (21). O grupo que estava preso em Foz do Iguaçu desde o dia 12 é suspeito de desviar recursos públicos por meio do pagamento de diárias para viagem.

E, na quarta (20), por meio de uma liminar, o Tribunal de Justiça do Paraná determinou o retorno dos vereadores presos aos cargos que ocupavam. Entre as justificativas está a oneração aos cofres público para se manter o pagamento dos suplentes e dos parlamentares afastados, que continuariam recebendo mesmo presos. Outras duas servidoras da Câmara presas na mesma operação foram soltas no dia seguinte.

A Câmara de Itaipulândia foi notificada e os vereadores que tomaram posse no dia 15 já colocaram os cargos à disposição. Neste caso, se a Procuradoria não recorrer da decisão do TJ e a liminar for mantida, os vereadores voltam aos cargos na próxima sessão ordinária, marcada para  segunda-feira (25).

Apenas um dos nove vereadores não foi preso. Devido à situação, Roberto Piano (PT) acabou assumindo a presidência da Câmara e empossou os suplentes para os cargos que estavam vagos.

O Gaeco concluiu a investigação iniciada em julho de 2015 e na semana que vem deve apresentar a denúncia à Justiça. Na ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão também em Santa Terezinha de Itaipu. Estima-se que nos dois municípios, o prejuízo passe de R$ 1,3 milhão com o uso indevido das diárias de viagem, muitas delas para cursos que existiam, aponta o MP.

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: G1

Veja Também

Esporte – Juliano da Cicles conquista o primeiro lugar na Marathon Racing Xcm

Foto: Cicles Motos