
Uma Audiência Pública sobre a reformulação do Plano Municipal de Saneamento Básico foi realizada na tarde de ontem quarta-feira (24), pela Secretaria de Meio Ambiente, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, em Terra Roxa.
A audiência foi dirigida pelo Engenheiro Ambiental e responsável pela reformulação do plano João Luiz Veríssimo. Secretário Nelson Nepomuceno e equipe de Meio Ambiente do município também estiveram presentes, além de outros secretários da administração, representantes da Sanepar e comunidade.
O Plano Municipal de Saneamento Básico já havia sido aprovado em 2014, no entanto, não contemplava os eixos necessários exigidos pela Lei de Saneamento Básico Nº11.445/07, contando apenas com água e esgoto. A audiência faz parte do processo de reformulação, que inclui resíduos, drenagem urbana e controle de vetores.
Para o Engenheiro Ambiental, a contribuição da população é de grande importância para o desenvolvimento e melhoramento do saneamento básico. “Se nós cuidarmos do lixo, esgoto e água, consequentemente vamos ter melhor qualidade de vida, evitando doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”.
Ele explica que a conscientização e educação ambiental da população é essencial para as melhorias, enfatizando que o trabalho da administração pública não é suficiente para manter o município devidamente limpo. “Não basta ser feito o trabalho diário de limpeza, pois nós devemos ter consciência e fazer o nosso dever de casa, enquanto produtores de lixo, cabe a nós contribuir com a limpeza do município”.
Veríssimo ainda destacou os serviços realizados pela Secretaria de Meio Ambiente de Terra Roxa, com intuito de promover a preservação ambiental. De acordo com ele, “A coleta de lixo está melhorando constantementee o lixão, que será transformando em aterro sanitário, são muito importantes para o desenvolvimento do município”.
Fonte: Maicon Barreto