Home / Brasil / São Paulo faz teste final da primeira vacina brasileira contra a dengue
Clique e Saiba mais

São Paulo faz teste final da primeira vacina brasileira contra a dengue

5v1sq6hav3xleqdaylgi8h6kx
Alckmin acompanhou a última fase de testes clínicos da primeira vacina brasileira contra a dengue / Foto: A2img / Eduardo Saraiva

O governo de São Paulo realizou o teste final da primeira vacina brasileira contra a dengue. O início da terceira fase de estudos clínicos foi acompanhado na segunda-feira (22) pelo governador Geraldo Alckmin.

Os estudos estão sendo conduzidos pelo Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A vacina do Butantan, desenvolvida em parceria com o National Institutes of Health (EUA), tem potencial para proteger contra os quatro vírus da dengue com uma única dose e é produzida com os vírus vivos, mas geneticamente atenuados, isto é, enfraquecidos. Com os vírus vivos, a resposta imunológica tende a ser mais forte, mas como estão enfraquecidos, eles não têm potencial para provocar a doença.

Voluntários

Podem ser voluntários do estudo pessoas que estejam saudáveis, que já tiveram ou não dengue em algum momento da vida e que se enquadrem em três faixas-etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. Interessados também podem procurar o SAC do Butantan pelo e-mail sac@butantan.gov.br.

Os participantes serão acompanhados por um período de cinco anos para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina. O acompanhamento será feito por meio de visitas programadas para coleta de amostras, além de contatos telefônicos e mensagens por celular.

Ao todo, a vacina já foi testada em 900 pessoas: 600 na primeira fase de testes clínicos, realizada nos EUA pelo NIH, e 300 na segunda etapa, realizada na cidade de São Paulo pela Faculdade de Medicina da USP, parceira do Butantan. Os dados disponíveis até agora, das duas primeiras fases, indicam que a vacina é segura, induz o organismo a produzir anticorpos de maneira equilibrada contra os quatro vírus da dengue e é potencialmente eficaz.

2z9uqct2qyt35mfxsrt766fek
Presidente Dilma Rousseff também esteve presente na lançamento da última fase de testes / Foto: A2img / Eduardo Saraiva

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: IG Vigilante

Veja Também

Esporte – Na Copa do Brasil o Athletico-PR encara Flamengo em 1º duelo da semifinal

Foto: Alexandre Vidal/CRF