Home / Brasil / Zika vírus pode ser transmitido por saliva e urina, afirma Fiocruz

Zika vírus pode ser transmitido por saliva e urina, afirma Fiocruz

Mosquito da dengue2-700
Zika vírus pode ser transmitido por meio de saliva e urina / Foto: Reprodução

Depois de cientistas norte-americanos descobrirem uma possível contaminação por zika vírus ocorrida por meio de relação sexual, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta sexta-feira (5), que a preocupação com a doença transmitida pelo Aedes aegyptideve ser ainda mais elevada.

Presidente da fundação, Paulo Gadelha afirmou que pesquisadores encontraram evidências do contágio do zika por meio de saliva e urina, elevando o alerta dos governos às vésperas do feriado prolongado de carnaval, que se inicia neste sábado (6).

Ainda não há, no entanto, confirmação de que as transmissões por esses meios possam ocorrer, já que são necessárias mais pesquisas para confirmar a possibilidade. O alerta é principalmente para gestantes, cujos fetos podem se tornar microencefálicos caso elas sejam infectadas pelo vírus.

“Avançando a evidência potencial de outra via de infecção se coloca algumas cautelas que devemos chamar atenção da população, principalmente em contato com as gestantes. É importante que as gestantes tenham e as pessoas em seu entorno tenham cuidados adicionais”, explicou o pesquisador.

Portanto todos devem ajudar a combater o mosquito transmissor, deixe sempre o seu quintal limpo e denuncie quem não colabora para acabar com o mosquito da dengue.

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: IG Vigilante

Veja Também

Terra Roxa – Final de semana 4 e 5 tem a Edição do Mais Verão 2021, venha participar!

Banner: Vision Banners e Logos