Home / Esportes / Rali Transparaná começa nesta segunda (25) em Guaíra-PR
Clique e Saiba mais

Rali Transparaná começa nesta segunda (25) em Guaíra-PR

transparanaguaira
Transparaná 2016, que completa 22 anos, começa segunda-feira (25) na cidade de Guaíra-PR / Foto: César Machado/ Vale Press

O maior rali de regularidade da América, o Transparaná 2016, que completa 22 anos, começa segunda-feira (25) com seis dias de provas percorrendo aproximadamente 1.500 km por todo o estado. “Com as chuvas as estradas estão cheias de buracos. E o pessoal está torcendo para que chova mesmo. Quanto mais água, mais emoção, se não é só poeira”, brinca Joselito  Voltolini , presidente do conselho do Jeep Clube de Curitiba, que organiza o evento.

São três categorias no modo expedição: Master (mais experientes), Graduados (nível intermediário) e Júnior (iniciantes). A inscrição custa R$ 2.500 . É obrigatório que os corredores possuam o equipamento de navegação integrado no carro e apenas o piloto e o navegador podem correr. Já no modo passeio, para os que querem apenas viajar e aproveitar o percurso sem competir, o preço é de R$ 1.500 e pode haver mais de duas pessoas em cada carro. “Nosso objetivo é que todos terminem o trajeto. Por isso não temos pontos que exijam o máximo do carro. Nós queremos que todos sintam o gostinho de completar a prova. Nós temos competidores acima dos 75 anos”, enaltece Voltolini.

Domingo (24) os corredores farão um prólogo – uma pequena prova de 4 km para definir as posições de largada e testar a capacidade dos competidores – no Parque Náutico, em Guaíra, no oeste do estado, e também um rápido desfile dos carros pelo centro da cidade. “Vamos fazer essa prova e o desfile porque é uma oportunidade das pessoas assistirem um trecho da corrida já que quando eles estarão nas estradas não vai ser possível”, explica o organizador.

Na segunda-feira (25) será dada a largada, em Guaíra, e o percurso no primeiro dia passará por Marechal Cândido Rondon terminando em Toledo. No dia seguinte os destinos são Assis Chateubriand e Umuarama. Quarta-feira (27), terceiro dia de prova, o trajeto sobe pelo noroeste do estado, com passagem por Cianorte e a parada em Apucarana, no norte do Paraná.

“Temos uma planilha integrada que funciona via GPS para termos o controle do percurso que os competidores estão fazendo. Desta forma garantimos a segurança deles e também a validade da prova”, explica o diretor da Transparaná, Sérgio Filardo.

Na segunda metade a descida é até o litoral. Na quinta-feira (28), Ortigueira e Telêmaco Borba estão no trajeto até o destino final, em Castro. Na manhã seguinte, dia 29, os competidores chegam a Curitiba por volta das 15h, fazendo o trajeto por Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré.

No sexto e último dia de prova, sábado (30), os carros saem de Curitiba e descem em direção as praias. O trajeto será realizado por Tijucas e Garuva, com a linha de chegada em Guaratuba. Os corredores tem previsão de chegar até o litoral paranaense por volta das 15h.

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: Gazeta do Povo

Veja Também

Terra Roxa – Prefeito Ivan Reis esteve em reunião com o Sr. Wilson Riedlinger da Uopeccan

Sr. Milton, Ivan Reis, Fernanda, Wilson e Luciane / Foto: Maicon Barreto