Home / Brasil / Caso de aborto confirma que zika consegue atravessar a placenta

Caso de aborto confirma que zika consegue atravessar a placenta

Mosquito da dengue2-700
Zika vírus pode atravessar a placenta de gestantes / Foto: Reprodução

Cientistas do Paraná divulgaram ontem (20) o resultado de uma pesquisa que confirma a capacidade do zika vírus de atravessar a placenta de gestantes. O Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz de Curitiba, encontrou traços de DNA do vírus em amostra de tecido de uma mulher que teve a gravidez interrompida.

A gestante, que vivia no Nordeste mas não foi identificada, relatou sintomas compatíveis à infecção semanas antes de sofrer um “aborto retido”, que ocorre quando o feto para de se desenvolver no útero.

Após usar anticorpos para detectar a presença de uma infecção no tecido da placenta, os pesquisadores depois identificaram o zika por meio de PCR – exame que detecta traços de material genético do patógeno.

Segundo os cientistas do instituto, a transmissão da infecção pelo vírus provavelmente se dá por meio das chamadas “células de Hofbauer”, um tipo de célula do sistema imune, que defende o organismo.

As células de Hofbauer estariam provavelmente capturando o zika e depois sendo absorvidas pela placenta, mas pesquisadores ainda não conseguiram confirmar essa tese.

banner para topo da materia em png-800x126

Fonte: Bem Estar

Veja Também

Terra Roxa – Final de semana 4 e 5 tem a Edição do Mais Verão 2021, venha participar!

Banner: Vision Banners e Logos